XCO – 1.ª prova da Taça de Portugal – Vila Franca.

  • 10-03-2019
  •  

    À entrada para o ano decisivo de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a corrida minhota, inscrita na classe 1 do calendário da União Ciclista Internacional (UCI), atraiu muitos atletas de alta qualidade, o que elevou o nível competitivo.

    A corrida elite masculina assistiu a um empolgante duelo entre o campeão romeno, Vlad Dascalu (Brújula Bike Racing Team), e o terceiro classificado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Carlos Coloma (BH Templo Cafés UCC).

    O espanhol manteve-se na dianteira durante a primeira metade da prova, mas, à entrada para a quarta de seis voltas, Vlad Dascalu atacou e Coloma não conseguiu seguir o ritmo do romeno.


    Vlad Dascalu cortou a meta em solitário, deixando o espanhol Carlos Coloma a 1m14s.

    O português Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o terceiro classificado, a 2m21s.

    Em elites femininos, Raquel Queirós (sub-23 de primeiro ano) estreou-se na categoria de elite da melhor forma ganhando de forma autoritária, deixando a segunda classificada Maaris Meier (Maiatos) a 44 segundos. Marta Branco (Maiatos) fechou o pódio, a 3m00s de Raquel Queirós.

    Entre os juniores masculinos mandaram os ciclistas franceses. A vitória foi para Mateo Chadeleux (Team XC Randon France), seguido pelo compatriota Mattis Pateau (Creuse Mainsat Evaux), a 36 segundos, e pelo português Tiago Sousa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), a 2m05s. 

    Ana Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceu a corrida feminina de juniores, diante de Noemie Garnier (Team XC Randon France), a 3m21s, e de Daniela Campos (BTT Loulé/Elevis), a 4m16s. 

    O destaque nas categorias de veteranos foi para os masters 30 André Filipe (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

    Nos masters 40 Marco Macedo (Saertex Portugal/Edaetech) e Filomena Paulo (Róódinhas/Santos Silva) e o master 50 António Sousa. Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone Leiria) foi o único paraciclista presente.

    Classificações completas aqui.

    Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo.

    Partilhar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
    Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

    Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais