Volta à Lombardia – o 2.º Monumento da época

Por | 13-08-2020 | Estrada, Notícias

É já este sábado, dia 15 de Agosto, que se realiza a Volta à Lombardia, uma das mais emocionantes e prestigiadas corridas da temporada e que promete deixar os fãs de ciclismo colados aos ecrãs do Eurosport.

Fotografia: Getty Images – Europort

Depois da Milão – San-remo, chega a vez da Volta à Lombardia, o 2.º Monumento da época. Tradicionalmente a esta prova acontece apenas no outono, razão pela qual é tradicionalmente conhecida como a “Clássica das Folhas Caídas”. No entanto, a pandemia de COVID-19 obrigou a UCI a mudanças consideráveis no calendário da temporada.

Bauke Molema foi o vencedor da ultima edição da prova.

A primeira edição da Volta à Lombardia data de 1905 convertendo-a numa das mais antigas corridas do mundo. O italiano Fausto Coppi é o ciclista com maior número de títulos, com um total de cinco (1946-1949, 1954). Segue-se o italiano Alfredo Binda com quatro (1925-1927, 1931).

Este ano, cumpre-se a 114.ª edição da histórica corrida. São 231 quilómetros com partida em Bergamo e chegada ao Lago Como. A prova é considerada por muitos como uma clássica para trepadores, uma vez que favorece as características deste tipo de ciclistas.

Pontos chave do percurso

A subida a Madonna del Ghisallo, nos últimos quilómetros antes da meta, é uma das mais famosas da corrida. Destaque ainda para as duras subidas a Colma di Sormano, Civiglio e San Fermo della Battaglia.

O percurso deste ano será praticamente igual ao do da edição de 2019. A Volta à Lombardia 2020 será dedicada à memoria de Felice Gimondi, vencedor de duas edições da histórica corrida (1966 e 1973).

Principais nomes inscritos

João Almeida (Deceuninck – Quuick Step) é até ao momento o único pré-inscrito para este 2.º ‘Monumento’ da temporada. 

No pelotão estarão outras estrelas como Bauke Mollema, vencedor da prova no ano passado, Remco Evenepoel, vencedor da Volta ao Algarve, Richard Carapaz, vencedor do Giro 2019, Vincenzo Nibali, vencedor do Giro 2013 e 2016 ou Fabio Aru, vencedor da Vuelta 2015. Giulio Ciccone, Jakob Fuglsang, Mathieu van der Poel, Max Schachmann são outros dos participantes na corrida apontados pela organização.

Um dos ciclistas do momento, Remco Evenepoel participa no seu primeiro monumento.

Data, horário e transmissão

Não percas a Volta à Lombardia, este sábado, 15 de agosto, no Eurosport 2 ou no Eurosport Player, a partir das 15:50h, com comentários Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira.

EUROSPORT A CASA DO CICLISMO

O Eurosport continua a ser A Casa do Ciclismo na Europa com mais de 2500 horas de cobertura em direto distribuídas por 200 dias ao longo do ano e mais de 110 eventos profissionais durante toda a temporada. As Três Grandes Voltas – Giro d’Italia, Tour de France ou Vuelta a España – os Cinco Monumentos, os Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada e de Pista são alguns dos eventos que o Eurosport emite para todos os fãs da modalidade.

Programação semanal do canal em www.eurosport.pt.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais