Última prova da taça de Portugal de Ciclocrosse – com uma moldura maior de participantes

Por | 21-01-2018 | CicloCrosse, Notícias

Os vencedores da taça já estavam decididos desde a última prova, hoje foi a consagração, numa prova onde houve afluência de estrangeiros que foram os mais fortes.

Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech) conquistaram a Taça de Portugal.

O sub-23 francês Loïc Szewe (UV Mazamet) revelou-se o mais forte do pelotão de elite, impondo-se ao cabo de uma corrida em que se destacou da concorrência para cruzar a meta com 41 segundos de vantagem sobre o Samuel González (CC Salvaterra de Miño). O terceiro, a 1m05s, foi Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano-ULI).

A vitória na Taça de Portugal estava entregue, à partida, a Vítor Santos, corredor que foi o sexto classificado neste domingo. A disputa pelas restantes posições no pódio da geral aqueceu a prova ermesindense. Roberto Ferreira (BTT Seia) segurou o segundo lugar na Taça, com a quinta posição na corrida desta tarde, enquanto Bruno Silva (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) fechou no terceiro posto.

A campeã de Espanha de ciclocrosse, Aida Nuño (Garaje Paco), dominou por completo a corrida feminina de elite. A corredora asturiana, seis vezes campeã espanhola, arrancou em solitário e cumpriu as cinco voltas à pista como se estivesse a fazer um contrarrelógio, sempre com as adversárias a larga distância. Num pódio todo espanhol, a segunda foi Lucia Vázquez (ProRebordosa/LROpticas/RJGroup), a 5m31s, e a terceira Isabel Castro (Condadobike AD), a 6m21s. Regressada após uma longa paragem para maternidade, Isabel Caetano mostrou que a quem sabe nunca esquece e foi a melhor portuguesa, no quarto lugar, a 7m20s.

A prova deste domingo encerrava as contas da Taça de Portugal, mas as ciclistas do topo da geral andaram longe da frente da corrida. Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech) conquistou a Taça, apesar de não ter ido além do sexto lugar em Ermesinde. Ana Vigário (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana) foi a segunda na geral e sétima na prova de hoje. Ana Ramalho encerrou o pódio da Taça de Portugal.

A corrida de juniores também teve um vencedor espanhol, Adrián Barros (Coruxo CC), que suplantou Julián Madrigal (BTT Seia) e Márcio Peralta (BTT Loulé/Elevis), que o acompanharam no pódio. Hélder Gonçalves (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) selou a conquista da Taça de Portugal com o quarto lugar na última corrida. Débora Figueiredo (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) foi a única sub-23 feminina, vencendo a geral da Taça nesta categoria.

O cadete Diogo Neves (BTT Loulé/Elevis) conquistou uma vitória dupla, na última etapa e na geral da Taça. No setor feminino de cadetes, triunfou a campeã espanhola, Maria Parajón (Tricrazy/Madrid Team), mas Ana Santos (ASC/Focus Team/Vila do Conde), segunda em Ermesinde, venceu a Taça de Portugal.

Rogério Matos (Rompe Trilhos/Apcar) ergueu os braços em master 30, mas o terceiro classificado em Ermesinde, Rúben Nunes (ASC/Focus Team/Vila do Conde), ficou com a Taça. Em master 40 aconteceu o mesmo: Guillermo Alvarez (Condadobike AD) foi o mais rápido hoje, mas a geral viaja para casa do quinto classificado, Nuno Inácio. Em masters 50 e masters femininas, ganharam hoje os vencedores da Taça, António Moreira e Raquel Marques (ASC/Focus Team/Vila do Conde), respetivamente.

A Taça de Portugal 2017-18 fechou com chave de ouro, com a primeira corrida portuguesa de sempre a pontuar para o ranking internacional, motivo pelo qual atraiu vários corredores estrangeiros, contribuindo para uma lista de inscritos com 175 ciclistas.

Classificações completas aqui.

Ranking final da Taça de Portugal aqui.

Fonte e fotos: Federação Portuguesa de Ciclismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais