Tour de Flanders – Niki Terpstra publicou a “Ronde Vlaanderen” no STRAVA

Por | 04-04-2018 | Café e bolos, Estrada

Se és utilizador do STRAVA, podes ver com mais pormenor o desempenho do Holandês no Tour de Flanders do passado domingo.

Uma das belezas e particularidades do ciclismo, é que este é provavelmente o desporto onde o adepto está mais perto do profissional, seja quando está a ver uma prova ou mesmo quando está a treinar, tendo alguns adeptos a oportunidade de treinar junto dos profissionais e ídolos.

Além disto, hoje em dia aplicações como o STRAVA permitem-nos a nós, “simples mortais” termos acesso a alguns dados dos ídolos ou “deuses” do nosso desporto favorito que é o ciclismo.

Neste caso em particular, podemos ver o desempenho do vencedor do Tour de Flanders do passado domingo, Niki Terpstra, que publicou a sua prova.

Podemos analisar alguns dados, como por exemplo a velocidade média com que fez a prova, que foi de uns impressionantes 41,3 km/h.

Se já estás a saltar palavras e parágrafos à frente armado em “guloso” para ver qual a parte em que falamos dos watts ou pulsação do ciclista da Quick-Step, não vale a pena, pois essa parte não foi divulgada.

Foi a primeira informação que procurámos, nós mais gulosos do que qualquer um adorávamos ver a potência debitada pelo ciclista holandês.

Outro dado curioso, não é necessário ter KOM’s em qualquer sector para se vencer um dos 5 monumentos. Não vamos expor aqui todos, mas por exemplo no sector do “Kopenberg full climb” um dos muros mais emblemáticos Michal Kwiatkowski tem o KOM, e Niki Terpstra tem o terceiro melhor tempo.

Na sua actividade, poderás ver que Terpstra não fez qualquer “KOM” em nenhum sector.

Outra curiosidade é ver o gráfico de perfil da corrida, onde se identificam as constantes subidas e descidas “parte pernas”, bem como a elevação máxima e o acumulado final.

Dados curiosos e interessantes para os que gostam de seguir as corridas e os ciclistas profissionais, que há uns anos atrás eram impossíveis de ver.

Podes ainda ver o vídeo resumo desta prova e o desempenho de Terpstra aqui.

 

Luís Beltrão

Mr.B.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais