És ignorado na estrada? Torna-te visível com luzes diurnas!

  • 20-12-2017
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    Por norma, a primeira vez que alguém decide pesquisar por luzes para bicicleta é quando vai fazer um passeio nocturno, mas as luzes não são só para utilizar de noite.

    O ciclista é um dos elos mais fracos nas estradas, pessoas que pedalam na deslocação para o trabalho, pessoas que treinam por lazer ou atletas profissionais, todos a utilizam juntamente com os veículos motorizados e infelizmente hoje em dia os condutores têm muitas distracções.

    Além das distracções, quando se faz todos os dias o mesmo trajecto ainda pior, pois o cérebro adapta-se ou “vicia-se” às curvas, aos semáforos, aos buracos desse trajecto, por vezes vai como que “em modo automático”.

    O ciclista aparece como elemento que não é habitual estar ali e a infelicidade de ser atropelado pode acontecer a qualquer um. Os números têm vindo a aumentar porque existem cada vez mais utilizadores da bicicleta.

    Ser mais visível na estrada e chamar a atenção é muito importante e a verdade é que existe uma preocupação maior por parte de alguns ciclistas em tornarem-se mais visíveis aos condutores de veículos motorizados.

    A cor do equipamento pode ajudar mas ninguém é obrigado a ter 10 jerseys fluorescentes ou tem dinheiro para renovar todo o seu vestuário de ciclismo, então a luz diurna surge como uma importante solução.

    Embora ainda não existam tantas disponíveis no mercado como as tradicionais nocturnas, já existem óptimos dispositivos que podem melhorar muito a tua “presença” nas estradas.

    Ajudará mesmo?

    Já foram até feitos estudos nos quais analisaram durante 12 meses dois grupos de ciclistas, em que um grupo utilizava luzes, outro não, e no final do período de experiência houveram 19% mais acidentados com lesões corporais no grupo que não usou luzes.

    Reflecte sobre isto:

    Os motociclistas (que pela dimensão do veículo são mais visíveis que os ciclistas) são obrigados por lei a circularem com as luzes ligadas, por uma questão de visibilidade aos outros condutores, e os automóveis mais recentes têm luzes de presença constantes de série ou seja, se não usas luzes és o único que “não brilha” na estrada.

    Nas bicicletas, qual a diferença de uma luz tradicional nocturna para as luzes diurnas?

    A diferença é que as luzes diurnas emitem uma luminosidade mais forte, têm mais potência  de lumens, são construídas de raiz (até no tipo de flash intermitente que emitem) para tornarem o ciclista mais visível (no mínimo a 400mts. de distância).

    Mesmo à luz do dia alerta o condutor para a presença do ciclista dando-lhe tempo para reagir e passar por ele em segurança, ou seja, na estrada uma luz destas pode salvar-vos tanto a vida como o capacete que já toda a gente compra juntamente com a bicicleta.

    Estas são algumas opções disponíveis no mercado, analisa qual a melhor para ti.

    Cateye Sync Kinetic (A melhor escolha na nossa opinião)

    Potência: 50 / 40 / 30 lumens

    Duração: 7 horas com flash de 50 lumens

    Peso: 43 gr’s.

    Fonte de Energia: Bateria lítio, recargável através de cabo USB.

    Nota: Marca tem aplicação de telemóvel para activar/desactivar ou alterar modo da luz. Se usares luz frontal da marca, ambas sincronizam e controlas todas só numa.

    Especificações técnicas completas.

     

    Bontrager Flare

    Potência: 65 / 35 / 25 lumens

    Duração: 4h.30m. a 65 lumens

    Peso: 35grs.

    Fonte Energia: Bateria regargável através de cabo USB

    Especificações técnicas completas.

     

    Fabric FLR30

    Potência: 30 lumens

    Duração: 8 horas a

    Peso: 51 grs.

    Fonte Energia: Bateria regargável através de cabo USB

    Especificações técnicas completas.

     

    See.sense Icon

    Potência: 190 lumens

    Duração: 15 horas em “flash mode”

    Peso: 64 grs.

    Fonte Energia: Bateria regargável através de cabo USB

    Especificações técnicas completas.

     

    Exposure Blaze

    Potência: 80 lumens

    Duração: 6 horas a 80 lumens

    Peso: 77 grs.

    Fonte Energia: Bateria regargável através de cabo USB

    Especificações técnicas completas.

     

    Lupine Rotlicht

    Potência: 160 / 40 / 8 lumens

    Duração: 8 horas a 40 lumens

    Peso: 55grs.

    Fonte Energia: Bateria regargável através de cabo USB

    Especificações técnicas completas.

    Specialized Flux Expert Tail

    Potência: 110 / 55 lumens

    Duração: 14 horas em modo “strobe” a 110 lumens

    Peso: 60grs.

    Fonte Energia: Bateria regargável através de cabo USB

    Especificações técnicas completas.

     

    Cycliq Fly6 (a única destas que além de luz, incorpora também uma câmara de vídeo).

    Potência: 30 lumens

    Duração: 6 horas

    Peso: 127grs.

    Fonte Energia: Bateria regargável através de cabo USB

    Resolução câmara: 1280 x 720 a 30 fps

    Especificações técnicas completas.

     

    Bontrager Ion 800 R (luz dianteira)

    Potência: 800 / 450 / 200 lumens

    Duração: 3 horas a 450 lumens

    Peso: N/D

    Fonte Energia:  Bateria regargável através de cabo USB

     

    Exposure Switch (luz dianteira)

    Potência: 350 lumens

    Duração: 3 horas

    Peso: 77 grs.

    Fonte Energia: Bateria regargável através de cabo USB

    Especificações técnicas completas.

     

    Mr.B.

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