Teste – Pneus Michelin Force XC e Michelin Jet XCR

Por | 19-11-2020 | Equipamento, Montanha

A marca francesa lançou o Michelin Force e o Michelin Jet em 2017 (já vão uns anos), mas estes trouxeram alta qualidade à linha de pneus da marca.

A  evolução tecnológica das bicicletas de Montanha, bem como das rodas nos últimos anos levou a que o mercado dos pneus desta vertente também tenha um avanço significativo.

Com melhores tecnologias e melhores bicicletas, todos andam mais rápido e exigem mais de todo o conjunto da bicicleta e os pneus não são excepção, desde o “rider” de fim de semana que quer desfrutar da experiência de andar de bicicleta sem preocupações, ao “rider” profissional que quer poupar segundos, é importante haver pneus que satisfaçam todos, o que nem sempre é fácil.

Vídeo do teste

Michelin Jet

Temos estado a testar os Michelin Force e o Jet já há alguns meses, no intuito de vos dar a opinião, comecemos pelo Jet XCR, que é o único de toda a gama Michelin com uma construção de 150 TPI na sua carcaça (quando o normal em pneus de XC é entre os 100 e os 120 TPI em pneus de gama alta)  e com um composto de borracha diferente de todos os outros (GUM – X2D).

No terreno o Michelin Jet oferece uma tração mesmo muito satisfatória, em subidas ingremes, seja em pedra ou raízes, como terra (se for gravilha mais grossa não tanto), parece-nos um pneu muito bom para circuitos de XCO em tempo seco e XCM, visto que rola muito bem (baixo atrito) graças ao formato e dimensão dos tacos.

É um pneu com um excelente rácio de peso, resistência, tração e capacidade roladora, fatores dificeis de combinar num só pneu. Mas também nos parece um pneu que não tenha uma durabilidade muito grande (fazer tantos quilómetros como outros), visto os tacos serem baixos e também tento em conta a construção de 150TPI, é um pneu para quem quer um desempenho acima da média e não se importa de trocar de pneu mais vezes.

Michelin Force XC

Acerca do “Force XC” destacamos, além de um excelente “grip”, a resistência e robustez do mesmo pois entre pedras e raízes, nunca furámos ou rasgamos o pneu, testando com algumas pressões diferentes.

É um pneu que funciona muito bem montado á frente, não experimentámos atrás mas é um pneu que pode ser perfeitamente montado também atrás.

Como decidir qual o melhor para cada tipo de utilização

Para facilitar a escolha e compreensão das valências de cada pneu a marca criou um quadro que permite facilmente ao utilizador escolher o que melhor se adapta a si.

Neste quadro a Michelin aconselha a montagem de uns pneus atrás (Jet XCR e Force AM) e outros à frente (Force XC e Wild AM), porque na construção de cada um teve isso em conta. Os pneus construídos para serem montados atrás têm melhor tração, melhor eficiência de travagem e menos atrito, enquanto que os da frente são mais instintivos e previsíveis, são mais precisos nas mudanças de direção e têm boa capacidade de travagem.

Terminologia:

TPI: “thread per inch” ou, “fios por polegada”, é a forma de medição das camadas de fios de que é construída a carcaça de um pneu, quanto menos camadas de fios, mais borracha tem que ser utilizada para preencher esse espaço entre eles. 

Quanto maior for o TPI maior a flexibilidade e a resistência do pneu, mas menor a durabilidade.

Quanto menor for o TPI menor a flexibilidade, maior o peso e a durabilidade.

Para mais informações acerca dos pneus Michelin e da disponibilidade dos mesmos, podes contactar o site do importador em Portugal www.scvouga.pt

Por: Luís Beltrão

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