Taça do Mundo de XCO Ronda 1 – Stellenbosch, África do sul – O dia de Samuel Gaze

Por | 10-03-2018 | Montanha

Para alguns, pára o tempo quando existe um jogo de futebol entre Benfica e Porto, ou Barcelona Real Madrid, para nós parou hoje, quando se deu o arranque da temporada 2018 da Taça do Mundo.

Tal como escrevíamos na nossa ante-visão, era com expectativa que se aguardava pela primeira corrida da Taça do Mundo de XCO 2018.

Todos queriam ver se continuava a história do ano passado, com Nino Schurter a dominar por completo todas as corridas, ou se alguns dos atletas emergentes seriam capaz de lhe fazer frente.

Após uma das corridas mais emocionantes, diríamos mesmo épica, tal foi o embate volta após volta entre Samuel Gaze e Nino Schurter. Desde Albstadt, em 2016 que não havia tanta emoção numa corrida de XCO da Taça do Mundo.

As respostas não foram dadas por completo pois a época é longa, mas para já existem algumas:

1 – Nino Shurter continua a ser o atleta a bater, apresentou-se forte como na temporada passada e continua um nível acima de muitos.

2 – Dos atletas emergentes, Sam Gaze da Specialized Racing foi para já, aquele que conseguiu aguentar toda uma corrida com Shurter, e inclusive ganhar a corrida ao sprint, batendo Nino Schurter pela primeira vez em muitos meses. Impressionante corrida do atleta neozelandês, deixou tudo em pista!

A ultima vez que alguem tinha conseguido chegar com Schurter à linha de meta, foi Julien Absalon, que perdeu no sprint final, precisamente nessa tal corrida de Albstadt em 2016.

De realçar também a excelente corrida de Maxime Marrote, que seguiu sempre os da frente poucos segundos atrás e conseguiu impor-se a Mathieu Van der Poel, que após uma recuperação inicial de 30 lugares pagou a factura do esforço na segunda metade da corrida.

Pódio masculino

Top 10 da prova masculina

O português Mário Costa, fez 79º posto da geral.

Na corrida feminina, a campeã do mundo Jolanda Neff não foi além de um 5º posto, e a primeria prova da temporada 2018 foi para Annika Langvad.

Afrancesa Pauline Ferrand e Anne Tauber, completaram o pódio no segundo e terceiro posto respectivamente.

Top 10 da prova feminina

Podes ver as classificações completas aqui.

Fotos: UCI mtb., Michele Mondini, Michal Cerveny

 

Luís Beltrão

Mr.B.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais