Taça do Mundo de Ciclocrosse – Resumo 5.ª prova

Por | 24-01-2021 | CicloCrosse

A 5.ª e ultima prova da taça do mundo de ciclocrosse disputou-se em Overijse, um circuito mítico, duro e técnico que viria a decidir os vencedores desta competição.

Se na prova feminina Lucinda Brand tinha uma margem confortável para gerir, e poder vencer a classificação geral, na prova masculina a diferença entre Wout Van Aert e Mathieu van der Poel (MVDP) era de apenas 15 pontos.

Prova Feminina

A história da prova feminina foi escrita pelas atletas mais consistentes ao longo desta temporada nas várias competições da modalidade, Lucinda Brand e Ceylin del Carmen Alvarado disputaram a corrida, sendo que a jovem campeã do mundo atacou no início da ultima volta, conseguindo ganhar uma vantagem que Brand já não conseguiu anular.

Ceylin del Carmen Alvarado

A vitória da corrida foi para Alvarado, que assim deixa boas indicações para a corrida da próxima semana (campeonato do mundo), enquanto que Lucinda Brand consegue vencer a classificação geral da Taça do Mundo, arrecadando assim a primeira grande vitória da sua carreira, naquela que está a ser a sua melhor época de sempre.

Lucinda Brand

A fechar o pódio, e contrariando um pouco do que tem sido o decorrer da temporada (onde costuma surgir Denise Betsema nos lugares de pódio), ficou Manoin Bakker, uma jovem que vem em crescendo de forma na ultima fase da temporada e teve hoje um merecido pódio.

Pos.NOme (País) EquipaTempo
1Ceylin del Carmen Alvarado (Ned) Alpecin – Fenix0:49:48
2Lucinda Brand (Ned) Baloise Trek Lions0:00:20
3Manon Bakker (Ned) Credishop-Fristads0:00:21
4Clara Honsinger (USA) Team Tibco-Silicon Valley Bank0:00:34
5Denise Betsema (Ned) Pauwels Sauzen – Bingoal0:00:40
6Sanne Cant (Bel) Iko – Crelan0:00:48
7Anna Kay (GBr) Starcasino cx Team0:00:56
8Evie Richards (GBr) Trek Factory Racing Cx0:00:58
9Kata Blanka Vas (Hun)0:01:15
10Marianne Vos (Ned) Jumbo-Visma Women Team0:01:21

Prova Masculina

Na prova masculina todos os focos estavam sobre as duas super estrelas Wout van Aert e Mathieu van der Poel. O Belga partia com uma vantagem de 15 pontos sobre o holandês, mas nada estava decidido.

Ambos começaram a corrida sem reservas, mostrando desde logo para o que estavam ali, colocaram um ritmo na frente que lhes permitiu abrir desde logo um espaço de 15 segundos para os restantes, seguindo na frente da corrida juntos.

O ponto chave na corrida foi o furo de Mathieu van der Poel, lavando-o a perder o contacto com Wout van Aert, ficando com uma desvantagem de 25 seg’s., vantagem essa que ainda conseguiu reduzir para 10 seg’s, mas o cansaço da recupração e a constante pressão colocada por Wout van Aert levaram a que cometesse 2 erros (pequenas quedas) que o impediram de dar caça a van Aert.

Vitória para Wout van Aert, que independentemente do furo de Mathieu van der Poel assumiu a liderança da corrida desde o início, mostrando ambição e consistência. Tom Pidcok fechou o pódio da corrida.

O ciclista belga vence assim a edição 2020/2021 da taça do mundo de ciclocrosse.

Pos.Nome (País) EquipaResult
1Wout Van Aert (Bel) Jumbo-Visma1:05:57
2Mathieu Van Der Poel (Ned) Alpecin – Fenix0:01:03
3Thomas Pidcock (GBr) Trinity Racing0:02:07
4Michael Vanthourenhout (Bel) Pauwels Sauzen – Bingoal0:02:24
5Toon Aerts (Bel) Baloise Trek Lions0:02:49
6Lars Van Der Haar (Ned) Baloise Trek Lions0:03:26
7Laurens Sweeck (Bel) Pauwels Sauzen – Bingoal0:03:35
8Corne Van Kessel (Ned) Tormans Cyclo Cross Team0:03:41
9Quinten Hermans (Bel) Tormans Cyclo Cross Team0:03:57
10Gianni Vermeersch (Bel) Credishop-Fristads0:04:12

Resumo vídeo

Na próxima semana realizam-se os campeonatos do mundo e tanto na categoria feminina, como na masculina não se pode apontar um favorito, pelo que se esperam corridas bem emocionantes.

Em condições normais, prevê-se uma corrida feminina disputada por Lucinda Brand, Ceylin Alvarado e Denise Betsema, e uma corrida masculina disputada por Mathieu van der Poel e Wout van Aert.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais