SHIMANO responde com as 13 velocidades

  • 02-12-2017
  •  

    Será que a Shimano vai acordar?

    Ainda não é oficial, mas é de esperar que algo aconteça, tendo em conta o estatuto e a dimensão da marca Japonesa.

    Depois da Sram ter alargado o leque das 12 velocidades, lançando o grupo Eagle GX12, a “guerra” da inovação no campo das transmissões poderá ficar intensificada com a Shimano a responder com as 13 velocidades.

    A filosofia da Shimano sempre foi a de que as passagens de mudanças deviam ser curtas e  homogéneas, permitindo ter sempre a mudança adequada ao ritmo, não afectando a cadência, no início o seu 1X11 tinha uma relação 11-40, depois com o XT M8000 passou a ter uma relação 11-42 que alargou a outros grupos.

    No entanto, esta filosofia parece não reunir as necessidades do mercado actual, pois há muita gente que por um lado não quer, nem consegue deixar de ter relações baixas (para subidas muito acentuadas), por outro querem manter a tal passagem curta sem afectar a cadência e a solução actual da Shimano tem-se revelado algo “curta” para o monoprato.

    O gigante nipónico defende que cada utilizador deve conhecer as suas necessidades, e só depois optar pelo prato duplo ou único (e isso é que tem atrasado a tal resposta verdadeira ás 12 velocidades), mas o prato único caiu em moda e é o que todos procuram no geral, seja esta procura consciente, ou não.

    No entanto, graças à tendência do mercado parece que a Shimano se prepara para lançar um XTR de 13 velocidades, embora não esteja confirmado já existem bastantes rumores em vários sites da especialidade e como se costuma dizer, “onde há fumo há fogo”.

    A base parte de uma cassete 11-40, com mais dois carretos.

    O nome será o XTR M1300 “fisherman” e é proveniente do mundo da pesca, onde a marca Japonesa é uma das líderes no fabrico de carretos deste desporto, como o novo XTR vai ter um carreto de 52 dentes que permite uma cadência muito elevada, como se fosse a rotação de um carreto de cana de pesca.

    Outra hipótese também poderá ser continuar com as 11 velocidades, mas tendo a valência de um carreto com 9 dentes na cassete, que permitiria utilizar um prato mais pequeno de uma forma mais equilibrada.

    Vamos esperar para ver em quanto tempo se torna um rumor, realidade.

     

    Mr. B.

     

    Partilhar
    error

    One comment on “SHIMANO responde com as 13 velocidades”

    1. Benjamim diz:

      1) Até que enfim!
      2) Quando é que alguem investe a sério em cubo com mudanças internas que seja pratico? A Rolhof tem um com 14 mudanças, falta é ser prático para tirar e por a roda

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
    Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

    Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais