Shimano lança novo Deore 12 velocidades

Por | 11-05-2020 | Equipamento, Montanha

O mercado das bicicletas continua a mexer, crises à parte, esta é sem dúvida uma altura interessante para comprar uma bicicleta de montanha e como tal a Shimano anuncia novo Deore 12 velocidades.

A concorrência fortíssima entre as duas gigantes do fabrico de grupos de transmissão para bicicletas fez com que nos últimos anos a evolução dos kits de montagem de bicicletas tenha sido fortemente acelerada.

A Sram tem acertado em cheio na criação de novos e diferentes tipos de transmissão que redefiniram a direcção a seguir, com o advento dos grupos 1x e as 12 velocidades, mas a Shimano tem respondido com a actualização dos seus grupos bandeira com a habitual qualidade e fiabilidade que os têm mantido como referência de mercado.

Depois da actualização dos grupos XTR e XT que marcam os segmentos mais desportivos e agressivos, e do SLX que equipa inúmeras bicicletas de média gama, chega agora a altura de realmente democratizar as “novas tecnologias” e trazer as características e compatibilidade até ás bicicletas de entrada de gama.

Vamos passar ás novidades

A primeira novidade é que não temos um mas três grupos Deore. A Shimano está bem ciente da sua responsabilidade para com um enorme grupo de fabricantes e por essa razão, para além do grupo M6100 de 12V, a marca japonesa lança os grupos M5100 e M4100 de 11 e 10 velocidades respectivamente, permitindo um escalonamento de preços dentro da chamada gama de entrada. Estes últimos dois grupos integrarão a maioria das tecnologias provenientes dos grupos de topo, menos as 12 velocidades.

A maior novidade é claro, o grupo M6100 que como nos habituou a Shimano vai basear-se no DNA dos grupos de gama alta e mantém total compatibilidade com os grupos XTR, XT e SLX de 12v.

Esta compatibilidade total permitirá ao grupo de entrada de gama um alcance e impacto em todo o mercado, já que os fabricantes agora passam a ter mais uma forma de atingir tipos de configuração e pontos de preço. Esta é uma excelente notícia para os consumidores pois permite que as suas bicicletas, possam ser actualizadas de forma fácil, o que mantém o valor do seu investimento inicial na bicicleta.

Mais em detalhe

O novo pedaleiro 1×12

O pedaleiro FC-M6100 usa um sistema de montagem directo do prato e conta com um acabamento metálico lustroso e pratos com a tecnologia de retenção da corrente DYNAMIC CHAIN ENGAGEMENT+ utilizada nos  grupos de alta gama e que segunda a marca garante mais suavidade, menos ruído e uma excelente retenção da corrente.

Pratos de 30 e 32 dentes originais mais a compatibilidade com grupos superiores vai permitir muita flexibilidade. O pedaleiro estará disponível com alavancas de 170 ou 175mm com Q-factor de 172, 178 ou 181mm (para manter a linha de corrente ideal em bicicletas equipadas com eixos traseiros de 142 até 157mm).

Cassete

Quase parece estranho escrever sobre um novo grupo shimano e apenas mencionar uma cassete mas é mais um sinal dos tempos. A nova cassete CS-M6100 de 12V utiliza o stantard MICROSPLINE da marca e utiliza carretos de aço num rácio de 10-12-14-16-18-21-24-28-33-39-45-51 dentes (igual a uma XT ou SLX. Compatível com as gamas superiores, a nova cassete utiliza a tecnologia HYPERGLIDE+ que lhe confere a legendária suavidade shimano permitindo passagens de mudança em carga em ambas as direcções.

Esta será a cassete Deore com passagens mais suaves até hoje, de acordo com a marca e com a nossa opinião.

Corrente

A corrente CN-M6100 de 12v foi desenhada para combinar uma passagem de mudanças suave com uma elevada retenção com o desenho dos elos interiores específicamente desenvolvido para combinar na perfeição com o perfil dos dentes das rodas pedaleiras DYNAMIC CHAIN ENGAGEMENT+ e cassetes HYPERGLIDE+.

Mudança

A mudança (traseira) RD-M6100-SGS de 12V baseada nos modelos de gama mais alta usa a comprovada tecnologia SHADOW RD+ de baixo perfil (para não bater em pedras e proteger a mudança de obstáculos) e segundo a marca permite passagens precisas e rápidas mesmo com a cassete 10-51D. A mudança usa ainda roldanas de 13dentes, para garantir a melhor retenção e menos ressaltos.

Manipulo

O novo manipulo Deore SL-M6100-IR de 12V beneficia das mesmas tecnologias utilizadas no grupo XTR a SLX. O manípulo RAPIDFIRE PLUS usa o sistema de fixação ISPEC EV que permite uma grande flexibilidade de ajuste ergonómico com 14mm de deslizamento lateral e 10 graus de inclinação. O manípulo mantém também a tecnologia 2-WAY RELEASE que permite a passagem para mudanças mais altas com o polegar ou indicador.

Travões

Tendo em conta a larga faixa de utilizações abrangida pelo grupo, os travões contam agora com duas variantes. As manetes são as mesmas em ambos mas podem utilizar pinças de dois pistons para utilização tipo XC ou pinças de quatro pistons para equipar em bicicletas do tipo trail ou Enduro.

As novas manetes BL-M6100 com tecnologia SERVO WAVE (o sistema servo-freio potencia travagem e afastamento das pastilhas) que são derivadas dos grupos de topo e contam com o novo desenho de abraçadeira+apoio que garante um ganho considerável em potência e tacto.

Os travões poderão ser usados com pastilhas de resina ou metal. Esta é na nossa opinião uma excelente notícia, pois permite uma maior flexibilidade na escolha de travões (dentro da gama de preço) para utilizações mais progressivas, utilizadores mais pesados ou preferência do utilizador.

Manípulo para espigão Telescópico

À semelhança dos novos grupos de topo, o novo Deore terá como opcional um manípulo de accionamento para espigões telescópicos que se pode integrar perfeitamente com as manetes de travão usando o apoio ISPEC-EV que também estará disponível em versão abraçadeira tradicional.

Um pequeno detalhe mas que ajuda muito na hora de manter o cockpit funcional e limpo, numa altura em que cada espigão tem a sua interpretação do manípulo ideal e que nem sempre se integra na perfeição.

Os NOVOS Shimano Deore de 10 e 11 velocidades

A permanência de um grupo de 10 velocidades e a adição de um grupo de 11 velocidades na gama SHIMANO DEORE permite ter uma serie de componentes que vai abraçar um amplo estilo de diferentes ciclistas, preferências e orçamentos.

Sistemas de transmissão

Ao contrário da versão de 12 velocidades, ambas as series de 11V e 10V vão ter como opção um sistema de transmissão duplo (2×11 or 2×10) mas existirá uma opção para simples (1×11 or 1×10).

Ambas as series de 11V e 10V vão ter como opção um sistema de transmissão duplo (2×11 or 2×10)

Ausentes estarão algumas das avançadas tecnologias de comutação das 12V,  contudo,  os ciclistas podem obter uma espantosa performance de comutação com as cassetes e correntes HG, com os manípulos esquerdos equipados com tecnologias RAPIDFIRE PLUS MONO e  2-WAY RELEASE.

Opções

Os ciclistas que escolherem os cranques de 11V. vão ter a opção de uma cassete de 11-51D  e pedaleiros simples com 30D ou 32D (1×11), ou duplos (2×11) na medida standart (FC-M5100-2) ou na medida ‘boost’ (FC-M5100-B2) com rodas pedaleiras 36-26D e cassetes de aço de 11-42D HG (CS-M5100).

Os ciclistas com 10V. podem  complementar o pedaleiro simples (1×10) e rodas pedaleiras (30D ou 32D) com uma cassete HG 11-46D ou, o duplo 2×10 (36-26D)  com a cassete HG 11-42D ( CS-M4100).

Mudanças

As mudanças traseiras são especificas de acordo com a tua escolha de transmissão,  a mudança SHIMANO SHADOW RD+ RD-M5100-SGS é especifica para trabalhar com linhas de corrente  1X11, baixo perfil de modo a ficarem mais protegidas de  impactos de pedras e estabilizador de corrente para evitar ressalto ou saída indesejada. Está desenhada para acomodar o carreto 51D. na cassete de 11Vel.

A RD-M5120-SGS desenvolvida com tecnologia SHIMANO SHADOW RD+ de baixo perfil e estabilizador de corrente suporta carretos de 42D (2×11/10) ou 46D (1×10). Existirá uma versão mais económica a RD-M4120-SGS SHIMANO SHADOW RD  disponível para 2×11 ou 2×10 sem estabilizador de corrente.

Existem agora mudanças da frente (FD-M5100/M4100) com uma acção mais leve e suave de comutação com  distância ao pneu optimizada ( aros mais largos, pneus até 2.30 ). Ambas as opções têm múltiplas opções de montagem ao quadro (tipos; D, E ou M)

Manipulos

Caso se escolha um sistema de transmissão simples ou duplo os manípulos SHIMANO DEORE 10 e 11V. (SL-M5100-IL/IR) vêm com I-SPEC EV o que permite o reajustamento e uma montagem mais simplificada das manetes e do manipulo de espigão de selim, resultando também numa haste de guiador mais ‘limpa’ ( montagem com abraçadeiras estará disponível).

No lado esquerdo da haste de guiador os manípulos RAPIDFIRE PLUS MONO permitem ao utilizador operar a mudança da frente apenas recorrendo a um manipulo simples que responde instantaneamente às passagens de mudança para altas e baixas.

O manipulo direito integra um visor óptico que permite rapidamente visualizar a posição da sua mudança, com a tecnologia RAPIDFIRE PLUS permite a comutação para altas 3 carretos de uma só vez, enquanto que  a tecnologia 2-WAY RELEASE é uma óptima ajuda  quando nos aproximamos de uma subida pois permite rapidamente libertar mudanças.  

Travões

Nas 10 e 11V.  existe apenas uma manete de travão para funcionar com as 2 versões de pinça (2-pistões ou 4-pistões). A manete BL-M4100 é compatível com os designs de 2 e 4 pistões.

A manete tem um ponto de contacto adicional na haste de guiador para aumentar a rigidez, abraçadeira de abertura rápida e ajuste ‘free stroke’. As pinças BR-MT420 de 4 pistões estão preparadas para funcionar com pastilhas de resina ou metal. As pinças BR-MT410 de 2 pistões mais leves apenas são compatíveis com pastilhas de resina. 

Panorama geral

Este quadro mostra rapidamente os sistemas de transmissão para simples e duplo existentes nas gamas SHIMANO DEORE M6100, M5100 e M4100.

Fecha-se o círculo

O grupo Deore é um dos kits de componentes com mais utilização no mercado, pela sua posição de grupo de iniciação com características dos grupos de topo, e porque as marcas utilizam normalmente a sua compatibilidade de características para o misturar com grupos mais altos, de forma a baixar o preço em bicicletas de gama superior.

Com a renovação do novo grupo, a Shimano volta a ter a total compatibilidade entre os seus quatro grupos de topo e isso são excelentes notícias para a indústria na óptica das poupanças de custos, bem como para o utilizador comum que vê democratizadas as mais altas tecnologias.

Da nossa parte, mal podemos esperar por comparar e misturar este novo grupo e dar a nossa opinião!

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