Shimano lança de uma só vez, NOVOS XT e SLX 12 velocidades

  • 30-05-2019
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    A Shimano passa a partir de agora a contar com uma
    oferta muito mais forte nas suas gamas de montanha, com o lançamento dos novos Deore XT e Deore SLX de 12 velocidades.

    Este equipamento foi lançado hoje a nível mundial e nós estivemos na sua apresentação, na Shimano Portugal.

    Vídeo do lançamento dos novos XT e SLX 12 velocidades na Shimano e ainda as novas instalações da marca em Portugal .

    O novo Deore XT 12 velocidades

    O novo DEORE XT série M8100 inclui características herdadas do XTR como o mais recente  sistema de encaixe, o “MICRO SPLINE” para cassetes de 12v nas opções de 10-45D ou 10-51D

    Pequenos pormenores, que fazem muita diferença

    Pedaleiros com tecnologia oca de 1×12 e 2×12, manípulos com “ISPEC-EV” completamente ajustáveis, precisão de comutação com as novas mudanças da frente e traseiras.

    Um poderoso sistema de travagem de 2-pistões ou 4-pistões, “ICE TECHNOLOGIES FREEZA” para um rápido arrefecimento do sistema, e conjuntos de rodas para XC ou Enduro desenhadas para os requisitos actuais do BTT.

    O novo pedaleiro  DEORE XT  1X12

    Apresenta-se com cranques  HOLLOWTECH II e movimento pedaleiro integrado.

    As rodas pedaleiras foram redesenhadas com perfil  “Dynamic Chain Engagement”, cujo design específico dos dentes da roda pedaleira são fundamentais para a excelente retenção da corrente, transmissão suave e silenciosa, de acordo com informação da marca.

    Para uma montagem mais rápida e segura da roda pedaleira, o cranque tem um sistema de montagem directo que também simplifica o modo de montagem.

    Andamentos do pedaleiro 1X12.

    O pedaleiro chega-nos com várias opções de andamentos  28D, 30D, 32D, 34D e 36D, intercambiável com os anéis de fecho do XTR e SLX, medidas de cranque de  165mm, 170mm, 175mm., e estão disponíveis para 3 opções de linhas de corrente:

    • 52mm (FC-M8100-1) para distância no cubo de 142mm ou 148mm, com distância mais curta de Q-factor ( 172mm)  
    • 55mm (FC-M8120-1) para  distância no cubo de  148mm, utilização de pneus mais largos e maior distância ao quadro, com Q-factor de 178mm
    • 56.5mm (FC-M8130-1) para distância no cubo de 157mm e uma maior distância entre cranques  (Q-factor de 181mm)

    Pesos dos pedaleiros 1X12: FC-M8100-1: 620g, FC-M8120-1: 628g, FC-M8130-1: 636g (com Rodas 32D; 175mm, sem movimento pedaleiro).

    O pedaleiro  DEORE XT 2X12  

    Com a conhecida tecnologia da marca HOLLOWTECH II 36-26D., oferece uma gama muito interessante quando combinado com as cassetes de 10-45D, que permite maximizar as possibilidades para todos os tipos de terreno e de utilizadores.

    Este sistema 2X12 será muito bem vindo tanto para os utilizadores cuja forma física nãos lhes permite utilizar 1X12, bem como aqueles que preferem manter uma cadência consistente com as curtas passagens de mudança.

    Linhas de corrente

    O pedaleiro FC-M8100-2 foi desenhado para medidas de 142mm e linhas de corrente de 48.8mm e um Q-factor de 172mm. O pedaleiro  FC-M8120-B2 para montagens com 148mm. Para linhas de corrente de 51.8mm e Q-factor de 178mm.

    Pesos dos pedaleiros 2X12: FC-M8120-B2 (36-26D, 175mm, sem BB) é de 672g., e para o FC-M8100-2 (36-26D, 175mm, sem BB) é de 654g.

    Cassete DEORE XT 12-velocidades

    As cassetes estarão disponíveis nas opções 10-45D. para passagens curtas  ou 10-51D. para gama alargada.

    Ambas as cassetes trazem tecnologia “HYPERGLIDE+”, que segundo a marca vai permitir colocar ou libertar mudanças com extrema rapidez e com baixo ruído (apanágio da marca nipónica em sistemas anteriores).

    As cassetes tem uma aranha de alumínio que aloja 10 carretos de aço, e dois de alumínio para  melhorar a durabilidade e peso.

    Os pesos anunciados são para a cassete CS-M8100-12 10-51D um peso de 470g. e para a opção 10-45D um peso de 461g.

    A nova corrente DEORE XT 12-velocidades HG

    A corrente foi redesenhada para melhorar a retenção e encaixe, e de acordo com a Shimano os elos têm um acabamento cromado para aumentar a durabilidade, suavidade e aumentar a rapidez na comutação na cassete.

    A corrente CN-M8100 ( 113 elos+ Elo engate rápido) tem um peso anunciado pela marca de 252gr.

    As mudanças

    Terão opções de montagem para simples (RD-M8100-SGS) ou duplo (RD-M8120-SGS).

    As mudanças de trás DEORE XT incorporam a tecnologia “SHADOW RD+”, com “bump stopper” para anular ruídos no desviador e roldanas de 13D. que ajudam a garantir mais silêncio e suavidade.

    Pesos das mudanças: Para a RD-M8100-SGS: 284g, e para a RD-M8120-SGS: 290g.

    A mudança da frente DEORE XT chega-nos com uma especificação para duas linhas de corrente 48.8mm e 51.8mm, mas disponíveis para diferentes tipos de montagem: Tipo-D, Tipo-E ou montagens Tipo-M. Peso: FD-M8100-D: 135g, FD-M8100-E: 106g, FD-M8100-M: 114g.

    Os manípulos, com mais ajustes e afinações

    Os novos manípulos terão ajuste lateral e rotacional, os manípulos “ISPEC-V”  têm um parafuso engenhosamente colocado junto à manete de travão que permite um ajuste milimétrico para adaptar ao nosso estilo de pedalar.

    Inserções em borracha para melhorar o conforto e libertação nos 2-sentidos, mais um pequeno pormenor, mas que pode mudar para melhor a experiência geral do utilizador na sua pedalada.

    Para os mais competitivos ou “apressados”, segundo informação da marca tanto o manípulo esquerdo como o direito (SL-M8100-IR) trazem o sistema de “multi-release”, para descarregar rapidamente mudanças na cassete.

    Os manípulos DEORE XT  estão disponíveis na versão com abraçadeira. Pesos: SL-M8100-IR: 120g, SL-M8100-IL: 73g, SL-M8100-R: 117g, SL-M8100-L: 78g.

    Os novos travões XT

    Para o sistema de travão hidráulico DEORE XT está disponível uma versão de 2-pistões para Cross-Country (XC) e  4-pistões para Enduro. Isto na teoria, porque se fazes XC e necessitas de muito poder de travagem podes optar pelos de 4 pistões.

    A versão de XC  tem um design semelhante à versão anterior M8000, isto significa que as pastilhas de travão são compatíveis.

    Por outro lado a versão de 4-pistões é uma nova construção que teve como ponto de partida o design do XTR M9100. Partilham assim as pastilhas N03A (resina) ou N04C (metal) (compatível também com as pastilhas D03S ou D02S).

    As manetes de travão  DEORE XT  

    As manetes funcionam com ambas as pinças e tubos, e estão equipadas  com sistema de travagem “SERVO WAVE” que de acordo com a Shimano dá uma resposta mais rápida e potente na travagem.

    As manetes de travão à semelhança do XTR têm 2 posições de contacto para criar uma sensação de maior firmeza  durante a travagem, além de um parafuso para regular o alcance da mão e ainda temos um parafuso para regulação da distância das pastilhas ao disco.

    Peso travões

    Os kits travão (BR-M8100-BL-M8100) com rotores (160 mm RT-MT800) e pastilhas pesam 392g. e os Kits de travão para enduro (BR-M8120-BL-M8100) pesam 410g. incluindo rotores e pastilhas.

    Rotores

    A marca nipónica anuncia que os rotores DEORE XT foram desenhados  para maximizar o arrefecimento do sistema, graças à tecnologia “ICE TECHNOLOGIES FREEZA” que permite uma performance consistente e a durabilidade das pastilhas.

    Estrão disponíveis nos tamanhos: 140mm (88g.), 160mm (109g.), 180mm (132g.) e 203mm (164g.).

    As Rodas

    Ao contrário do XTR M9100, a série Shimano DEORE XT M8100 oferece sistemas completos de rodas  27.5 e 29” para XC e Trail/Enduro.

    As rodas para XC trazem aros de 24mm., “tubeless ready” para utilizar com medidas de pneus a partir de 2.35”, com dupla conificação e 28 raios de montagem directa. Pesos: (WH-M8100-27.5: 1764g., WH-M8100-29: 1840g.)

    As rodas DEORE XT para o Trail/Enduro – terão uma largura de aro de 30mm. para utilizar com pneus acima de 2.60”.

    Os cubos com falange esquerda reduzida e distância entre porcas de fecho de 148mm. com montagem de 28 raios curvos. Pesos: (WH-M8120-27.5: 1846g, WH-M8120-29: 1932g).

    Ambos os modelos XC e Trail/Enduro foram desenvolvidas para utilização de eixos passantes E-THRU (15mm. frente, 12mm. traseiro), distância entre porcas de fecho de 148mm. O.L.D.

    Também estarão disponíveis cubos da frente individuais DEORE XT e cubos traseiros nas medidas: 100mm > 142mm | 110mm >148mm e 157mm. Pesos: HB-M8110: 142g, HB-M8110-B: 147g, HB-M8110-BS: 158g, FH-M8110: 305g, FH-M8110-B: 307g, FH-M8110-BS: 306g, FH-M8130-B: 310g

    Novo Deore SLX de 12 velocidades

    Tal como o DEORE XT,  a nova série SLX M7100  apresenta-se agora com 12 velocidades, o que é uma óptima notícia para os utilizadores que preferem Shimano, pois não terão que esperar mais um ano para ter um grupo de 12 mais acessível em termos de preço.

    Notarás que tem toda a tecnologia do grupo XT disponível, com preço mais acessível e pesos um pouco diferentes.

    A nova cassete terá opções 10-45D. e 10-51D., pedaleiros 1×12 ou 2×12, uma corrente de gama SLX para 12V., travões com 2 ou 4 pistões, manípulos ISPEC-V ajustáveis, mudanças optimizadas e cubos de 12V,

    Todos estes factores poderemos dizer que são tecnologias premium da marca, numa gama para aqueles que pretendem iniciar-se na aventura do BTT.

    O novo pedaleiro SLX 1×12

    Também este foi desenvolvido com tecnologia HOLLOWTECH II e com  movimento integrado.

    Também este tem rodas pedaleiras que incorporam tecnologia “Dynamic Chain Engagement”, que ajuda a melhorar a retenção da corrente.

    Tal como o seu “irmão” da gama acima XT, para uma montagem rápida e segura  o cranque está equipado com um sistema de montagem directo.

    As opções disponíveis em rodas pedaleiras são 30D, 32D e 34D, intercambiáveis com o XTR e DEORE XT, com cranques nas medidas 165mm,170mm e 175mm.    

    Os pedaleiros SLX M7100 estão disponíveis em 3 linhas de corrente:

    • 52mm (FC-M8100-1) para uma distância no cubo de 142mm ou 148mm, com distância mais curta de Q-factor ( 172mm)  
    • 55mm (FC-M8120-1) para uma distância no cubo de  148mm, utilização de pneus mais largos e maior distância ao quadro, com Q-factor de 178mm
    • 56.5mm (FC-M8130-1) para uma distância no cubo de 157mm e uma maior distância entre cranques  (Q-factor de 181mm)

    Pesos: FC-M7100-1: 631g., FC-M7120-1: 638g., FC-M7130-1: 656g.  (Montagem 32D.; 175mm, sem BB).

    O SLX 2×12 HOLLOWTECH II 36-26D. oferece uma gama com cassetes de 10-45D., tal como o novo XT.

    Assim como o DEORE XT, o pedaleiro FC-M7100-2 foi desenvolvido para trabalhar com 142mm., linhas de corrente de 48.8mm. e Q-factor de 172mm. e o pedaleiro FC-M7120-B2 desenvolvido para trabalhar com a medida 148mm., linha de corrente  de 51.8mm. e Q-factor de 178mm.

    Pesos: o FC-M7120-B2 (36-26D., 175mm., sem BB) terá um peso de 682g. e o FC-M7100-2 (36-26T, 175mm, w/o BB) de 674g.

    As cassetes SLX 12-velocidades

    Estas chegam ao mercado com o sistema de encaixe “MICRO SPLINE” e estarão disponíveis na opção 10-45D. para passagens curtas ou 10-51D. para gama alargada.

    Ambas as cassetes trazem tabém à semelhança das cassetes XT a nova tecnologia “HYPERGLIDE+”.

    Pesos: A cassete CS-M7100-12 10-51D pesará 534g. e a cassete 10-45D tem um peso anunciado de 513g.

    A corrente SLX HG de 12V

    Tal como a XT também teve que ser redesenhada para melhorar o engate da corrente.

    A corrente CN-M7100 (113 Elos + Elo engate rápido) tem um peso anunciado pela marca de 252gr.

    Mudanças

    Estarão no mercado com opções de montagem para simples  (RD-M7100-SGS) ou duplo (RD-M7120-SGS).

    As mudanças trás SLX partiham as mesma tecnologias das XT, como a “SHADOW RD+”, com “bump stopper” para anular ruídos no desviador e roldanas de 13D.

    Pesos:RD-M7100-SGS: 316g, RD-M7120-SGS: 322g.

    A mudança da frente SLX chega-nos com uma especificação para as linhas de corrente 48.8mm. / 51.8mm., mas disponíveis para diferentes tipos de montagem: Tipo-D, Tipo-E ou montagens Tipo-M.

    Pesos: FD-M7100-D: 135g, FD-M7100-E: 166g, FD-M7100-M: 114g.

    Os Manípulos

    À semelhança de tudo o resto estes terão o mesmo tipo de tecnologia do XT, tal como o ajuste lateral e rotacional e o parafuso colocado junto à manete de travão que permite um ajuste milimétrico (SL-M7100-IR).

    Pesos: SL-M7100-IR: 121g, SL-M7100-IL: 73g.

    Os Travões SLX

    Tal como no XT as pinças SLX estão disponíveis numa versão XC com 2-pistões e uma versão Enduro com 4-pistões.

    Os pormenores, tecnologia e compatibilidade das pinças e manetes são como as do XT, variando só peso.

    Pesos: Os Kits de travão SLX para XC (BR-M7100-BL-M7100) com rotores (160 mm, SM-RT70) têm um peso anunciado de 425g. e na versão para Enduro (BR-M7120-BL-M7100) 444g. incluindo pastilhas e rotor.

    Rotores

    Partilham o tipo de construção e tecnologias do XT, anteriormente referidos, variando o peso.

    Tamanhos disponíveis:  140mm. (121g.), 160mm. (133g.), 180mm. (159g.) e 203mm. (193g.).

    Cubos: Os cubos da frente individuais SLX e cubos traseiros estão também disponíveis nas medidas: 100mm > 142mm | 110mm >148mm ou 157mm. O cubo traseiro (FH-M7110) está desenvolvido com um cepo de cassete com design  MICRO SPLINE.

    Peso Cubos: HB-M7110: 142g., HB-M7110-B: 147g., FH-M7110: 350g., FH-M7110-B: 354g., FH-M7130-B: 359g.

    Em resumo

    A Shimano responde bem à evolução do mercado neste campo da bicicleta de montanha lançando dois novos grupos num só ano.

    Além disso, tendo em conta o historial da marca, as evoluções só chegam quando a fiabilidade está conseguida, o que é de esperar que aconteça com este dois novos grupos Deore, tanto o XT como o SLX.

    Uma coisa é certa, nesta “guerra” entre marcas na evolução dos sistemas de mudanças quem sai a ganhar é o utilizador, pois nunca se viu tanto lançamento e evolução como agora.

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