Rotor 1X13 – as 13 velocidades já são uma realidade

Por | 10-07-2018 | CicloCrosse, Equipamento, Estrada, Gravel, Montanha

A marca espanhola Rotor lançou um grupo hidráulico com 13 velocidades, que pode ser utilizado tanto em bicicletas de montanha, como gravel, ciclocrosse ou estrada. O Rotor 1X13 UNO.

Entre tantas inovações e patentes na “guerra” das transmissões entre as marcas, a Rotor já tinha revolucionado ao lançar uma transmissão de estrada sem cabos, sem recurso a baterias e carregamentos, hidráulica, como pode ver neste nosso artigo.

Agora, aproveitando essa tecnologia hidráulica a marca espanhola lança o primeiro grupo com uma cassete de 13 velocidades, mas esta não é a única revolução.

Além de 13 velocidades, a Rotor disponibiliza 12 velocidades, para estrada ou BTT sem que o utilizador tenha que trocar o desviador, um desviador serve para tudo.

A cassete de 13 velocidades tem uns impressionantes andamentos 10-52, que permitem um escalonamento e rácio ainda maiores que as concorrentes de 12 velocidades.

Além da cassete 10-52, existem disponíveis cassetes 10-36, 10-39 e 10-46. A marca sugere estas cassetes mais pequenas para estrada, gravel e ciclocrosse, e a 10-52 para montanha, sendo que a 10-46 também pode ser usada em montanha para aqueles que preferirem um escalonamento mais próximo.

Fica com o vídeo de explicação.

Para a utilização deste grupo é necessário um cepo da Rotor (ou para estrada ou para BTT) que permite montar as suas cassetes.

Já havendo tecnologia “UNO” para estrada, criaram um novo shifter hidráulico para BTT, no qual é possível escolher como fazer a passagem de mudanças, se de uma em uma, ou se várias seguidas mantendo o shifter pressionado.

Porquê 13 velocidades se já existem 12?

A pergunta será, e porque não?

Independentemente do rácio (que até parece ser maior), também existe o facto de permitir saltos menores entre mudanças, agora cabe a cada um avaliar a sua escolha e também “o seu bolso”.

Além disso, segundo marca o rácio permitido com a sua cassete 10-39 e um prato 50 dentes é equivalente ao rácio de estrada 2X11 (com pratos 39/53 e cassete 11/28) o que permite utilizar um só prato em estrada sem receio de perder eficiência.

Veremos com o tempo como irá ser recebida esta revolução pelos utilizadores,  pois na teoria tudo é perfeito mas os factores fiabilidade, preço ou peso serão determinantes também.

O lançamento ao público é esperado no primeiro semestre de 2019 e terá um preço de acordo com os topo de gama da concorrência.

Relativamente a pesos, ainda não encontrámos informação.

 

Luís Beltrão

Mr.B.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais