Resumo – 1.ª prova da Taça do Mundo de XCO – Albstadt

  • 19-05-2019
  •  

    A primeira prova da taça do mundo de Cross-Country Olímpico (XCO) era aguardada com muita expectativa, para se ver como está a forma dos melhores atletas mundiais desta vertente da bicicleta de montanha.

    O circuito de Albstadt será o palco dos campeonatos do mundo em 2020.

    Albstadt na Alemanha foi o primeiro circuito a acolher a taça do mundo e apesar de tecnicamente não ser dos mais exigentes, com muitos dos atletas a optarem inclusive por bicicleta rígida, revelou-se um circuito difícil pelas subidas, e piso de lama que provocou problemas a muitos atletas. (Resumo em vídeo no final do artigo).

    Na sexta-feira houve o “aperitivo”, com a corrida de short-track (XCC) (explicação deste tipo de corrida neste nosso artigo) a abrir as hostilidades.

    O resumo em vídeo das corridas de XCC.

    Na corrida de XCO este domingo, a primeira vitória do ano foi para o suíço Mathias Flückiger, que conseguiu a segunda vitória da sua carreira.

    Mathias Flückiger

    Em segundo ficou Mathieu van der Poel ( lama não é novidade para ele, “come disso ao pequeno almoço” na época de ciclocrosse ) que só conseguiu alcançar o segundo lugar já na última volta, após alcançar e passar Jordan Sarrou. Van der Poel que foi o vencedor da corrida “Short Track” na sexta-feira.

    Mathieu van der Poel

    O jovem francês Jordan Sarrou da equipa do mítico Absalon (a Absolute Absalon), depois de em 2017 ter feito um bom percurso na taça do mundo e um 2018 mais modesto, regressa este ano aos pódio.

    Jordan Sarrou

    Falando de pódio, seria necessário recuar muito tempo para ver uma corrida da taça do mundo em que Nino Schurter terminasse a mesma sem ser em lugar de pódio, e foi o que aconteceu hoje.

    Nino Schurter

    O já lendário atleta suíço não foi além do sexto posto hoje em Albstadt, fez um início de corrida muito forte, como gosta, mas à medida que a corrida foi avançando foi cedendo lugares.

    Poderão alguns pensar que o suíço está a ficar velho para o XCO, mas o quinto lugar do outro suíço Florian Vogel deita a teoria da idade por terra, visto este ter 37 anos. Excelente corrida por parte de Vogel.

    Florian Vogel

    Os portugueses

    O melhor colocado dos portugueses foi o actual líder da taça de Portugal, Mário Costa que terminou no 56.º posto, arrecadando alguns pontos UCI.

    David Rosa terminou em 77.º

    David Rosa

    O vencedor da ultima corrida da taça de Portugal no Fundão, Ricardo Marinheiro não terminou a corrida.

    Ricardo Marinheiro

    Resumo da corrida em vídeo.

    Graças à vitória no XCC e segundo posto no XCO, Mathieu van der Poel é o primeiro líder da classificação geral da taça do mundo.

    Classificações completas aqui.

    Na corrida feminina, a norte americana actual campeã do mundo Kate Courtney venceu a corrida, seguida de Jolanda Neff e Yana Belamoina que completaram o pódio.

    Destaque para a portuguesa Raquel Queirós na corrida dos sub-23 femininos, que em estreia na Taça do Mundo conseguiu um honroso 17.º posto, resultado conseguido apesar da saída da corrente da sua bicicleta na fase decisiva da prova e que a distanciou do grupo das 15 primeiras corredoras.

    Raquel Queirós

    Resumo em vídeo da corrida feminina.

    Classificações completas aqui.

    Por: Luís Beltrão

    Partilhar
    error

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
    Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

    Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais