Remco Evenepoel, o novo fenómeno do pelotão World Tour.

  • 04-02-2019
  •  

    O jovem belga Remco Evenepoel, com só 19 anos fez a sua estreia no World Tour nesta última semana na Vuelta a San Juan. Quem é ele?

    São vários os ciclistas míticos que anos depois vêem nos seus filhos a mesma vontade de lhes seguirem as pegadas querendo também eles serem ciclistas profissionais, e muitos deles não desejam que os filhos sejam ciclistas.

    Porquê?

    Porque sabem de antemão que as comparações consigo mesmos serão inevitáveis, e a pressão sobre os seus sucessores será bem maior.

    Foi o caso de Eddy Merckx, que assim o previu e assim aconteceu. O seu filho Axel foi ciclista profissional, nem de perto nem de longe teve o sucesso do seu pai, mas sofreu a pressão de ser filho de Merckx.

    Actualmente poderá dizer-se que está a ter sucesso, como director num projecto de descoberta e lançamento de jovens talentos na equipa Axeon-Hagens Berman, que lançou por exemplo Rúben Guerreiro ou mais recentemente os irmãos Oliveira.

    Axel Merckx

    Porquê falamos disto na história de Remco Evenepoel?

    Porque no caso de Evenepoel, este não é filho de nenhum ciclista mítico mas é comparado a Eddy Merckx ou a outros ciclistas míticos, pelos resultados que já conseguiu com 19 anos de idade.

    Aliás, neste caso o seu pai Patrick Evenepoel (ciclista modesto do princípio dos anos 90) já é mais conhecido agora por ser o pai de Remco, do que na sua época por ser ciclista profissional.

    Outra curiosidade é que o jovem Evenepoel, quando criança não se destacou como ciclista, mas sim como futebolista.

    Renco jogava nas camadas jovens do Anderlecht (clube belga), e com só 11 anos já dava tanto nas vistas que os olheiros do PSV Eindhoven (clube holandês) decidiram colocá-lo nas suas camadas jovens.

    Renco Evenepoel jogou pela selecção belga de sub-15 e sub-16, e se tivesse nascido num país como por exemplo, Portugal, com um trajecto destes certamente continuaria a trilhar caminho no futebol.

    Remco Evenepoel jogou pela selecção belga de sub-15 e sub-16.

    Acontece que na Bélgica o ciclismo goza de tanto estatuto ou destaque como o futebol, e assim acontece com os ciclistas naquele país, um ciclista profissional é tão conhecido como um futebolista e pode auferir de vencimentos bem parecidos.

    Remco tal como o seu pai tinha a paixão pelo ciclismo e após algumas decepções no futebol o ciclismo foi o caminho que decidiu seguir, desporto que começou a praticar mais seriamente em 2017, ano em que venceu logo a “Philippe Gilbert Juniors”, entre outras corridas.

    De futebolista a ciclista de topo em 2 anos.

    2018 foi o ano meteórico do jovem belga no ciclismo, com 18 anos sagrou-se campeão da Europa e do mundo na categoria júnior em estrada e em contra relógio nesse mesmo ano.

    Campeão da Europa 2018 na categoria de júnior, na prova de linha e de contra-relógio.
    Campeão do mundo 2018 na categoria de júnior, na prova de linha e de contra-relógio.

    Em 2018 venceu praticamente todas as classificações das corridas em que participou.

    Seria impossível passar desapercebido a Patrick Lefevere, director da
    Deceuninck Quick-Step que o contratou para a sua equipa.

    Patrick Lefevere e Remco Evenepoel.

    Para espanto de alguns a contratação da Deceuninck Quick-Step alinhou na primeira corrida da época, com só 19 anos Remco Evenepoel continua a espantar o mundo do ciclismo, pois estreou-se com a sua equipa no escalão World Tour na Vuelta a San Juan na Argentina, onde venceu a classificação da juventude e foi TOP10 na classificação geral.

    O jovem toma as coisas com calma e naturalidade, tem a ambição de um dia vir a vencer as 3 grandes voltas.

    Com 1,71 de altura e 61 quilos, para já a sua especialidade são as corridas de 1 dia e 1 semana, a sua ascensão é abismal, terá certamente sucesso mas no mundo do ciclismo o trajecto é longo e pode mudar muitas vezes.

    Esperamos que continue a dar espectáculo para podermos, como adeptos deste desporto, desfrutar desses momentos.

    Por: Luís Beltrão

    Partilhar
    error

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
    Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

    Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais