Os novos Shimano XT e SLX 12 v. nas nossas mãos (com vídeo).

  • 29-08-2019
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    Há cerca de 3 meses nós estivemos no lançamento dos novos Shimano XT e SLX, dos quais na altura escrevemos.

    Finalmente tivemos a oportunidade de ter connosco o material, para te mostrar ao pormenor, no caso de ainda não poderes ter visto em exposição nas lojas.

    Aqui tens o vídeo.

    Deixamos-te algumas fotografias exclusivas e características técnicas deste equipamento.

    Iremos colocar o material numa bicicleta, utilizar, “mal tratar” e dar-vos a nossa opinião sobre o mesmo.

    Algumas características do novo XT

    O novo DEORE XT série M8100 inclui características herdadas do XTR como o mais recente  sistema de encaixe, o “MICRO SPLINE” para cassetes de 12v nas opções de 10-45D ou 10-51D

    Pequenos pormenores, que fazem muita diferença

    Pedaleiros com tecnologia oca de 1×12 e 2×12, manípulos com “ISPEC-EV” completamente ajustáveis, precisão de comutação com as novas mudanças da frente e traseiras.

    Um poderoso sistema de travagem de 2-pistões ou 4-pistões, “ICE TECHNOLOGIES FREEZA” para um rápido arrefecimento do sistema, e conjuntos de rodas para XC ou Enduro desenhadas para os requisitos actuais do BTT.

    O novo pedaleiro  DEORE XT  1X12

    Apresenta-se com cranques  HOLLOWTECH II e movimento pedaleiro integrado.

    As rodas pedaleiras foram redesenhadas com perfil  “Dynamic Chain Engagement”, cujo design específico dos dentes da roda pedaleira são fundamentais para a excelente retenção da corrente, transmissão suave e silenciosa, de acordo com informação da marca.

    Para uma montagem mais rápida e segura da roda pedaleira, o cranque tem um sistema de montagem directo que também simplifica o modo de montagem.

    Andamentos do pedaleiro 1X12.

    O pedaleiro chega-nos com várias opções de andamentos  28D, 30D, 32D, 34D e 36D, intercambiável com os anéis de fecho do XTR e SLX, medidas de cranque de  165mm, 170mm, 175mm., e estão disponíveis para 3 opções de linhas de corrente:

    • 52mm (FC-M8100-1) para distância no cubo de 142mm ou 148mm, com distância mais curta de Q-factor ( 172mm)  
    • 55mm (FC-M8120-1) para  distância no cubo de  148mm, utilização de pneus mais largos e maior distância ao quadro, com Q-factor de 178mm
    • 56.5mm (FC-M8130-1) para distância no cubo de 157mm e uma maior distância entre cranques  (Q-factor de 181mm)

    Com a conhecida tecnologia da marca HOLLOWTECH II 36-26D., oferece uma gama muito interessante quando combinado com as cassetes de 10-45D, que permite maximizar as possibilidades para todos os tipos de terreno e de utilizadores.

    Cassete DEORE XT 12-velocidades

    As cassetes estarão disponíveis nas opções 10-45D. para passagens curtas  ou 10-51D. para gama alargada.

    Ambas as cassetes trazem tecnologia “HYPERGLIDE+”, que segundo a marca vai permitir colocar ou libertar mudanças com extrema rapidez e com baixo ruído (apanágio da marca nipónica em sistemas anteriores).

    As cassetes tem uma aranha de alumínio que aloja 10 carretos de aço, e dois de alumínio para  melhorar a durabilidade e peso.

    Os pesos anunciados são para a cassete CS-M8100-12 10-51D um peso de 470g. e para a opção 10-45D um peso de 461g.

    A nova corrente DEORE XT 12-velocidades HG

    A corrente foi redesenhada para melhorar a retenção e encaixe, e de acordo com a Shimano os elos têm um acabamento cromado para aumentar a durabilidade, suavidade e aumentar a rapidez na comutação na cassete.

    A corrente CN-M8100 ( 113 elos+ Elo engate rápido) tem um peso anunciado pela marca de 252gr.

    As mudanças

    Terão opções de montagem simples (RD-M8100-SGS) ou duplo (RD-M8120-SGS).

    Os desviadores traseiros DEORE XT incorporam a tecnologia “SHADOW RD+”, com “bump stopper” para anular ruídos no desviador e roldanas de 13D. que ajudam a garantir mais silêncio e suavidade.

    Pesos dos desviadores: Para a RD-M8100-SGS: 284g, e para a RD-M8120-SGS: 290g.

    Os manípulos, com mais ajustes e afinações

    Os novos manípulos terão ajuste lateral e rotacional, os manípulos “ISPEC-V”  têm um parafuso engenhosamente colocado junto à manete de travão que permite um ajuste milimétrico para adaptar ao nosso estilo de pedalar.

    Inserções em borracha para melhorar o conforto e libertação nos 2-sentidos, mais um pequeno pormenor, mas que pode mudar para melhor a experiência geral do utilizador na sua pedalada.

    Para os mais competitivos ou “apressados”, segundo informação da marca tanto o manípulo esquerdo como o direito (SL-M8100-IR) trazem o sistema de “multi-release”, para descarregar rapidamente mudanças na cassete.

    Os novos Cubos

    Os cubos com falange esquerda reduzida e distância entre porcas de fecho de 148mm. com montagem de 28 raios curvos. Pesos: (WH-M8120-27.5: 1846g, WH-M8120-29: 1932g).

    Ambos os modelos XC e Trail/Enduro foram desenvolvidos para utilização de eixos passantes E-THRU (15mm. frente, 12mm. traseiro), distância entre porcas de fecho de 148mm. O.L.D.

    Também estarão disponíveis cubos da frente individuais DEORE XT e cubos traseiros nas medidas: 100mm > 142mm | 110mm >148mm e 157mm. Pesos: HB-M8110: 142g, HB-M8110-B: 147g, HB-M8110-BS: 158g, FH-M8110: 305g, FH-M8110-B: 307g, FH-M8110-BS: 306g, FH-M8130-B: 310g

    Algumas características do novo SLX

    Tal como o DEORE XT,  a nova série SLX M7100  apresenta-se agora com 12 velocidades, o que é uma óptima notícia para os utilizadores que preferem Shimano, pois não terão que esperar mais um ano para ter um grupo de 12 mais acessível em termos de preço.

    Notarás que tem toda a tecnologia do grupo XT disponível, com preço mais acessível e pesos um pouco diferentes.

    A nova cassete terá opções 10-45D. e 10-51D., pedaleiros 1×12 ou 2×12, uma corrente de gama SLX para 12V., travões com 2 ou 4 pistões, manípulos ISPEC-V ajustáveis, mudanças optimizadas e cubos de 12V,

    Todos estes factores poderemos dizer que são tecnologias premium da marca, numa gama para aqueles que pretendem iniciar-se na aventura do BTT.

    O novo pedaleiro SLX 1×12

    Também este foi desenvolvido com tecnologia HOLLOWTECH II e com  movimento integrado.

    Também este tem rodas pedaleiras que incorporam tecnologia “Dynamic Chain Engagement”, que ajuda a melhorar a retenção da corrente.

    Tal como o seu “irmão” da gama acima XT, para uma montagem rápida e segura  o cranque está equipado com um sistema de montagem directo.

    As opções disponíveis em rodas pedaleiras são 30D, 32D e 34D (em diferença com o XT que ainda permite 36D e XTR que permite 38D.), embora os pratos sejam intercambiáveis com o XTR e DEORE XT, com cranques nas medidas 165mm,170mm e 175mm.    

    Os pedaleiros SLX M7100 estão disponíveis em 3 linhas de corrente:

    • 52mm (FC-M8100-1) para uma distância no cubo de 142mm ou 148mm, com distância mais curta de Q-factor ( 172mm)  
    • 55mm (FC-M8120-1) para uma distância no cubo de  148mm, utilização de pneus mais largos e maior distância ao quadro, com Q-factor de 178mm
    • 56.5mm (FC-M8130-1) para uma distância no cubo de 157mm e uma maior distância entre cranques  (Q-factor de 181mm)

    Pesos: FC-M7100-1: 631g., FC-M7120-1: 638g., FC-M7130-1: 656g.  (Montagem 32D.; 175mm, sem BB).

    O SLX 2×12 HOLLOWTECH II 36-26D. oferece uma gama com cassetes de 10-45D., tal como o novo XT.

    Assim como o DEORE XT, o pedaleiro FC-M7100-2 foi desenvolvido para trabalhar com 142mm., linhas de corrente de 48.8mm. e Q-factor de 172mm. e o pedaleiro FC-M7120-B2 desenvolvido para trabalhar com a medida 148mm., linha de corrente  de 51.8mm. e Q-factor de 178mm.

    Pesos: o FC-M7120-B2 (36-26D., 175mm., sem BB) terá um peso de 682g. e o FC-M7100-2 (36-26T, 175mm, w/o BB) de 674g.

    Desviadores

    Estarão no mercado com opções de montagem para simples  (RD-M7100-SGS) ou duplo (RD-M7120-SGS).

    Os desviadores SLX partilham as mesma tecnologias das XT, como a “SHADOW RD+”, com “bump stopper” para anular ruídos no desviador e roldanas de 13D.

    Pesos:RD-M7100-SGS: 316g, RD-M7120-SGS: 322g.

    Os Manípulos

    À semelhança de tudo o resto estes terão o mesmo tipo de tecnologia do XT, tal como o ajuste lateral e rotacional e o parafuso colocado junto à manete de travão que permite um ajuste milimétrico (SL-M7100-IR).

    Pesos: SL-M7100-IR: 121g, SL-M7100-IL: 73g.

    Em resumo

    A Shimano responde bem à evolução do mercado neste campo da bicicleta de montanha lançando dois novos grupos num só ano.

    Além disso, tendo em conta o historial da marca, as evoluções só chegam quando a fiabilidade está conseguida, o que é de esperar que aconteça com este dois novos grupos Deore, tanto o XT como o SLX.

    Uma coisa é certa, nesta “guerra” entre marcas na evolução dos sistemas de mudanças quem sai a ganhar é o utilizador, pois nunca se viu tanto lançamento e evolução como agora.

    Em breve daremos mais novidades acerca deste material.

    Por: Luís Beltrão

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