Óculos réplicas ou falsos – o barato, pode sair muito caro para os teus olhos no futuro

Por | 03-05-2018 | Uncategorized

Usas óculos que são réplicas baratas de modelos originais? Sabes até que ponto as lentes desses óculos podem prejudicar os teus olhos?

O ciclismo é uma actividade onde se passam muitas horas ao sol, e na qual se usam quase sempre óculos, seja pelo conforto de diminuir a luminosidade do sol, seja por protecção ou mesmo pelo aspecto.

Em geral, todo o equipamento de ciclismo é caro e os óculos para a prática do ciclismo não são excepção. Uns óculos com umas lentes de qualidade, que ofereçam protecção verdadeira aos raios ultra-violeta (UV) custam no mínimo 80€ (seja de que marca for).

Alguns ciclistas amadores procuram alternativas mais baratas, e deparam-se com ofertas tentadoras de réplicas de modelos originais por um preço muito baixo.

No entanto essas réplicas que muitas vezes anunciam ter protecção “UV”, não têm essa protecção, e com um preço tão baixo as lentes são de fraca qualidade pelo que a protecção que oferecem é perto de zero.

Como é que isto pode afectar os teus olhos?

A explicação dos oftalmologistas é simples e rápida.

Segundo estes profissionais, a exposição dos olhos às radiações acelera o aparecimento da catarata e intensifica a degeneração macular (doença que prejudica a visão central).

A grande questão é que, quando se usam óculos escuros a nossa pupila dilata-se, abrindo caminho para mais radiação com o objectivo de absorver mais luz.

Por isso é necessário que os óculos escuros protejam as pupilas dilatadas contra os raios “UV” que as atingem, pois outra função dos óculos de sol é permitir que possamos ver melhor quando estamos ofuscados por luz forte.

Agora imagina com óculos de sol falsos.

A tua pupila vai responder à escuridão da mesma forma (tenham os óculos lentes boas ou más), com a desvantagem de que se forem más (falsas) a protecção “UV” não existe, ou seja, é ainda pior do que não usar óculos no sol.

Encontram-se pela Internet todo o tipo de modelos e marcas. Os modelos mais populares aparecem com maior facilidade.

Além disto, algumas lentes e armações de óculos de ciclismo são “anti-quebra”, não partem nem estilhaçam quando sofrem um impacto, ao contrário do que acontece com os óculos falsos que em caso de queda e impacto podem danificar seriamente a cara e os olhos.

Antes de optares por óculos réplicas pensa bem nisto, nem toda a gente pode gastar dinheiro em óculos topo de gama, mas pelo menos certifica-te de que as lentes são boas e protegem os teus olhos.

 

Luís Beltrão

Mr.B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais