O Paris Roubaix 2018 – Guia completo do “inferno do norte”.

Por | 05-04-2018 | Estrada, Video

O Paris Roubaix é sem dúvida a clássica da primavera mais mediática e mais conhecida de todas.

Até quem não acompanha o ciclismo conhece esta prova, provavelmente tu que és adepto de ciclismo, já tiveste um amigo que numa conversa comentou algo do género, “então e aquela prova em que os gajos passam no pavé?”

Não é um pavé qualquer, é pavé deste tipo.

Vamos dar-te aqui alguns pormenores curiosos sobre como preparam as bicicletas para a prova, quais os sectores que irão fazer parte da prova no próximo domingo, quais as equipas deste ano e filmes sobre o “inferno do norte”.

“Tuning” especial Roubaix nas bicicletas.

Ao longo dos anos, as marcas foram aprimorando modelos de estrada para este tipo de provas, que absorvem as vibrações do terreno irregular, têm modelos específicos de endurance que nasceram devido a esta prova.

A Specialized Roubaix de Peter Sagan tem o nome da própria prova

Mas isto não chega, porque as equipas acabam sempre por fazer adaptações especiais para a prova do pavé, como por exemplo:

  1. Pneus mais altos que o habitual, em vez dos 23 ou 25mm., usam 28mm e alguns até 30mm.
  2. Pressões mais baixas. De nada vale usarem pneus de 28mm. e depois colocarem 120 psi de pressão, assim usam pressões entre os 65 e os 85 psi para melhorar a absorção dos impactos.
  3. São colocadas duas fitas de guiador sobrepostas.
  4. Alguns colocam fita de guiador na base dos pedais para absorver os impactos brutais ao longo dos 257 km’s
  5. Colocam um prato pequeno maior, visto ser uma prova praticamente toda ela em terreno plano. Em vez da habitual combinação de pratos pratos 53/39 dentes, usam 53/42 ou 53/44 dentes.
  6. Shifters extra montados no centro do guiador.
  7. Manetes de travão extra no centro do guiador.
  8. Grades de bidom com “grip” extra para evitar estes saltem.
  9. Guias de corrente para evitar que salte.

Deixamos-te um vídeo do Global Cycling Network, onde explicam alguns destes “tunings”.

Ou seja, não podemos lá estar e a maioria de nós nunca pedalou por aqueles sectores de pavé, mas só pelas alterações que muitos profissionais fazem nas suas bicicletas, já dá para imaginar a brutalidade a que os ciclistas são expostos.

Em 2017 foi assim.

A partida e chegada da corrida são efectuadas sempre nos mesmos locais, a partida em Compiegne e a chegada no velódromo de Roubaix.

No entanto o trajecto vai sofrendo alterações todos os anos e os sectores de pavé vão mudando de acordo com o trajecto escolhido ou com o estado de conservação de cada um.

Cada sector é classificado com estrelas, sendo que 1 estrela corresponde a menos dureza, e 5 estrelas a maior dureza.

O Paris Roubaix 2018

Aqui tens o menu disponível, no que toca a sectores de pavé, serão 3 de 5 estrelas, 6 de 4 estrelas, 15 de 3 estrelas. 4 de 2 estrelas e 2 de 1 estrela:

  1. Troisvilles (km 93.5 – 2.2 km) 3-star
  2. Briastre (km 100 – 3 km) 3-star
  3. Saint-Python (km 109 – 1.5 km) 3-star
  4. Quiévy (km 111.5 – 3.7 km) 4-star
  5. Saint-Vaast (km 119 – 1.5 km) 3-star
  6. Verchain-Maugré (km 130 – 1.2 km) 2-star
  7. Quérénaing (km 134.5 – 1.6 km) 3-star
  8. Maing (km 137.5 – 2.5 km) 3-star
  9. Monchaux-sur-Ecaillon (km 140.5 – 1.6 km) 3-star
  10. Haveluy (km 153.5 – 2.5 km) 4-star
  11. Trouée d’Arenberg (km 162 – 2.4 km) 5-star
  12. Hélesmes (km 168 – 1.6 km) 3-star
  13. Wandignies (km 174.5 – 3.7 km) 4-star
  14. Brillon (km 182 – 2.4 km) 3-star
  15. Sars-et-Rosières (km 185.5 – 2.4 km) 4-star
  16. Beuvry-la-forêt (km 189 – 1.4 km) 3-star
  17. Orchies (km 197 – 1.7 km) 3-star
  18. Bersée (km 203 – 2.7 km) 4-star
  19. Mons-en-Pévèle (km 208.5 – 3 km) 5-star
  20. Avelin (km 214.5 – 0.7 km) 2-star
  21. Ennevelin (km 218 – 1.4 km) 3-star
    1. Templeuve – L’Epinette (km 223.5 – 0.2 km) 1-star
    2. Templeuve – Moulin-de-Vertain (km 224 – 0.5 km) 2-star
  22. Cysoing (km 230.5 – 1.3 km) 3-star
  23. Bourghelles (km 233 – 1.1 km) 3-star
  24. Camphin-en-Pévèle (km 237.5 – 1.8 km) 4-star
  25. Carrefour de l’Arbre (km 240 – 2.1 km) 5-star
  26. Gruson (km 242.5 – 1.1 km) 2-star
  27. Hem (km 249 – 1.4 km) 3-star
  28. Roubaix (km 256 – 0.3 km) 1-star

No total dos 257 km’s, 54,5 são em pavé, o que vai massacrar ciclistas e bicicletas, causando desgaste, stress e quedas.

Queres estar um pouco por dentro da corrida? É mais ou menos assim, senta-te bem, para não caíres.

Não é uma corrida onde só conta a qualidade do ciclista, é uma corrida de sorte, de timings e de colocação.

A história num curto resumo.

Paris-Roubaix for Newbies

What is Paris-Roubaix et why is it the Queen of the Classics ? 🤔The answer in our video "Paris-Roubaix for newbies" ! 🚴🚴🚴🚴💨(🇨🇵 Version française ce soir ! 👍) #ParisRoubaix

Publicado por Paris-Roubaix em Quinta-feira, 5 de Abril de 2018

 

Algumas questões para esta edição:

Alguém conseguirá parar a Quick-Step?

Depois serem 1º e 2º no tour de Flanders (Terpstra e Gilbert), esta super equipa está talhada para este tipo de corridas e ainda conta com mais alguns nomes de relevo como Stybar, que fez segundo nesta prova em 2016 e 2017.

Greg Van Avermaet é o ciclista campeão em título, mas não terá tarefa fácil.

Como favoritos podem ainda ser considerados Peter Sagan (talvez o principal favorito à partida de qualquer clássica).

Sep Vanmarcke (o rei do azar, que já discutiu esta e outras clássicas mas nunca conseguiu vencer), Mathew Hayman, Geraint Thomas ou Ian Stannard (ambos da Sky), ou ainda Kristoff, Boasson Hagen e a nova estrela das clássicas Wout Van Aert são ciclistas com marcação.

Olhando para a lista, quase colocamos todos como favoritos ou seja, esperamos ver uma corrida emocionante como nos últimos anos, onde chegaram mais do que um ao velódromo de Roubaix para disputar a vitória final.

Lista de equipas para o Paris Roubaix 2018:

BMC Racing (USA)

VAN AVERMAET, Greg
DRUCKER, Jean-Pierre
KÜNG, Stefan
ROELANDTS, Jurgen
SCHÄR, Michael
SCOTSON, Miles
VAN HOOYDONCK, Nathan

Quick-Step Floors (Bel)

TERPSTRA, Niki
DECLERCQ, Tim
GILBERT, Philippe
KEISSE, Iljo
LAMPAERT, Yves
SENECHAL, Florian
ŠTYBAR, Zdenek

 

EF Education First-Drapac (USA)

VANMARCKE, Sep
BRESCHEL, Matti
DOCKER, Mitchell
LANGEVELD, Sebastian
MCLAY, Daniel
PHINNEY, Taylor
SCULLY, Tom

 

Bora-Hansgrohe (Ger)

SAGAN, Peter
BODNAR, Maciej
BURGHARDT, Marcus
OSS, Daniel
SARAMOTINS, Aleksejs
SCHILLINGER, Andreas
SELIG, Rüdiger

 

Mitchelton-Scott (Aus)

HAYMAN, Mathew
BAUER, JAck
DURBRIDGE, Luke
EDMONDSON, Alexander
HEPBURN, Michael
MEZGEC, Luka
TRENTIN, Matteo

 

Trek-Segafredo (USA)

DEGENKOLB, John
DE KORT, Koen
MULLEN, Ryan
PEDERSEN, Mads
RAST, Gregory
STUYVEN, Jasper
VAN POPPEL, Boy

UAE Team Emirates (UAE)

KRISTOFF, Alexander
BYSTRØM, Sven Erik
CONSONNI, Simone
FERRARI, Roberto
GANNA, Filippo
MARCATO, Marco
TROIA, Oliviero

 

Groupama-FDJ (Fra)

DÉMARE, Arnaud
DELAGE, Mickael
GUARNIERI, Jacopo
KONOVALOVAS, Ignatas
LE GAC, Olivier
SARREAU, Marc
SINKELDAM, Ramon

 

Ag2r La Mondiale (Fra)

NAESEN, Oliver
BAGDONAS, Gediminas
BARBIER, Rudy
DENZ, Nico
DUVAL, Julien
GALLOPIN, Tony
VANDENBERGH, Stijn

 

Veranda’s Willems-Crelan (Bel)

VAN AERT, Wout
DEVOLDER, Stijn
DUIJN, Huub
GOOLAERTS, Michael
KRUOPIS, Aidis
LEYSEN, Senne
STEELS, Stijn

 

Team Sky (GBr)

THOMAS, Geraint
DOULL, Owain
KNEES, Christian
MOSCON, Gianni
ROWE, Luke
STANNARD, Ian
VAN BAARLE, Dylan

Team Sunweb (Ger)

THEUNS, Edward
ARNDT, Nikias
HOFSTEDE, Lennard
ANDERSEN, Søren Kragh
STAMSNIJDER, Tom
TEUNISSEN, Mike
WALSCHEID, Maximilian Richard

 

Direct Energie (Fra)

PETIT, Adrien
CARDIS, Romain
CHAVANEL, Sylvain
GAUDIN, Damien
GENE, Yohann
PICHOT, Alexandre
SELLIER, Simon

 

Lotto-Soudal (Bel)

DEBUSSCHERE, Jens
BAK, Lars Ytting
FRISON, Frederik
KEUKELEIRE, Jens
MAES, Nikolas
SIEBERG, Marcel

 

Cofidis, Solutions Crédits (Fra)

LAPORTE, Christophe
GODON, Dorian
HOFSTETTER, Hugo
LEMOINE, Cyril
TURGIS, Jimmy
VAN LERBERGHE, Bert
VANBILSEN, Kenneth

 

Dimension Data (RSA)

BOASSON HAGEN, Edvald
DOUGALL, Nicolas
GIBBONS, Ryan
THOMSON, Jay Robert
THWAITES, Scott
VENTER, Jaco
VERMOTE, Julien

 

Katusha-Alpecin (Sui)

MARTIN, Tony
DOWSETT, Alex
HALLER, Marco
KITTEL, MArcel
POLITT, Nils
WÜRTZ SCHMIDT, Mads
ZABEL, Rick

 

Astana (Kaz)

DE VREESE, Laurens
GRUZDEV, Dmitriy
HOULE, Hugo
KORSÆTH, Truls Engen
CORT NIELSEN, Magnus
TLEUBAYEV, Ruslan
ZAKHAROV, Artyom

 

Fortuneo-Samsic (Fra)

PERICHON, Pierre Luc
DANIEL, Maxime
FEILLU, Brice
JARRIER, Benoit
LE ROUX, Romain
CARBEL SVENDGAARD, Michael
WELTEN, Bram

 

Bahrain-Merida (Brn)

HAUSSLER, Heinrich
BOZIC, Borut
GARCIA CORTINA, Ivan
KOREN, Kristijan
PER, David
PIBERNIK, Luka
WANG, Meiyin

 

LottoNL-Jumbo (Ned)

GROENEWEGEN, Dylan
GRONDAL JANSEN, Amund
LEEZER, Thomas
ROOSEN, Timo
TANKINK, Bram
VAN EMDEN, Jos
VAN HOECKE, Gijs

 

Movistar (Esp)

ERVITI OLLO, Imanol
AMADOR BIKKAZAKOVA, Andrey
ARCAS PEñA, Jorge
BENNATI, Daniele
OLIVEIRA, Nelson
SOLER, Marc
SÜTTERLIN, Jasha

 

Delko Marseille Provence KTM (Fra)

MARTINEZ, Yannick
FILOSI, Iuri
JONES, Brenton
KASPERKIEWICZ, Przemyslaw
SISKEVICIUS, Evaldas
SMUKULIS, Gatis
TRARIEUX, Julien

 

Vital Concept Cycling Club (Fra)

LE BON, Johan
BOECKMANS, Kris
DE BACKER, Bert
LECROQ, Jérémy
MORICE, Julien
MÜLLER, Patrick
VAN GENECHTEN, Jonas

WB Aqua Protect Veranclassic (Bel)

DEHAES, Kenny
DUQUENNOY, Jimmy
KIRSCH, Alex
ROBEET, Ludovic
FRANKLIN SIX, Franklin
SPENGLER, Lukas
STASSEN, Julien

Toda esta gente vai lutar para vencer a rainha das clássicas do pavé, vão deixar todas as suas forças naquele percurso e no final o vencedor, ganha isto.

Quantos sonham ter este mítico “calhau” em casa?

Domingo 07/04/2018 vai ser entregue ao vencedor no velódromo de Roubaix, apostas em alguém?

Poderás acompanhar a prova na Eurosport 1 logo a partir das 10 horas, com os comentários do Paulo Martins, Gonçalo Moreira e Olivier Bonamici.

Para saberes um pouco mais da história e da envolvente da prova, deixamos-te dois excertos de dois bons filmes sobre o Paris Roubaix, onde podes ver factores históricos como os duches do velódromo de Roubaix, que têm mais de 100 anos e cada um tem uma placa com o nome de um vencedor da prova.

Road to Roubaix

 

The hell of the north

 

Fotos: site da organização, P. Ballet, BrakeThrough-Media.

 

Luís Beltrão

Mr.B.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais