Novo Shimano Ultegra já causa polémica

Por | 06-09-2017 | Equipamento, Estrada

Sinal dos tempos? O novo grupo Shimano ultegra R8000 já causa polémica.

 

A Shimano acaba de lançar a mais recente versão do seu grupo Ultegra, seguindo a habitual fórmula ganhadora; Um grupo em grande parte idêntico em tecnologias ao topo-de-gama Dura-Ace lançado no ano passado, mas com uma relação qualidade-preço muito mais competitiva.

Pela primeira vez nesta gama, estão disponíveis travões de disco hidráulicos (embora anteriormente existissem travões de disco hidráulicos “Ultegra-level”). Novidade é ainda o sistema Synchro Shift (no Ultegra Di2), que move os desviadores dianteiro e traseiro de forma sincronizada utilizando apenas um shifter para engrenar mudanças.

Relativamente ao peso, se retirarmos as rodas da equação, o novo grupo chega até a ser ligeiramente mais pesado que o anterior segundo os números facultados.

No que respeita ao funcionamento, não podemos ainda dar a nossa opinião, mas tendo em conta as melhorias apresentadas no ano passado no grupo Dura-Ace e apostando na habitual qualidade Shimano, só podemos esperar o melhor Ultegra de sempre – Mais uma expectativa nossa por exemplo, é que o sistema Synchro Shift funciona de forma abismal nos desviadores de montanha.

Mas a grande novidade é externa à Shimano e tem a ver com o preço do grupo praticado em algumas lojas online, já que o novo motor de vendas em volume da Shimano entrou no mercado com desconto instantâneo.

Confuso não é? Um produto que é novidade, com desconto? Não vemos este tipo de prática, por exemplo nos lançamentos de novos telemóveis ou outro tipo de equipamentos.

Logo após o seu lançamento, algumas das lojas gigantes da internet colocaram este novo grupo da Shimano à venda com descontos que chegavam aos até 27%, algo que é fortemente penalizador para as lojas de rua, especialmente em países como Portugal, onde o poder de compra é mais baixo comparativamente com a UE

Fazendo uma pequena pesquisa, encontramos por exemplo na Evan Cycles este produto por menos 300 libras que o preço de venda normal, mas encontra-se em mais sites.

No seu Facebook, a shimano promoveu o lançamento deste grupo no início de Junho, e debateu-se com uma reação imediata por parte das lojas de bicicletas (como podem ver aqui), que partilharam a sua opinião e até alertaram a Shimano para o facto de estarem a acontecer tais práticas comerciais

A Shimano respondeu, declarando que não pode controlar o mercado, algo a que as lojas de rua apenas podem por sua vez responder com uma redução de compras e stocks.

Os lojistas lembraram o gigante azul que as grandes cadeias por detrás desta desvalorização forçarão ainda mais o preço para baixo, e argumentaram que foram as lojas de rua que ajudaram a criar a riqueza da Shimano.

Contra a força dos números das compras das grandes lojas on-line e a posição da Shimano, os lojistas avisaram que isto vai certamente impulsionar a volta da Sram ás paredes das lojas locais.

Uma coisa é certa, com esta disparidade de poder de compra as lojas nacionais encontram-se cada vez mais numa situação difícil, já que para muitas a margem é inferior a estes descontos, e nem sempre os clientes conseguem descortinar as vantagens de comprar na loja.

Polémica à parte, mostramos o novo Shimano Ultegra R8000 componente a componente:

 

As novas manetes são melhoradas ao nível da ergonomia e suavidade de acionamento e pesam 438g(ST-R8000) ou 550g(ST-R8020)

 

O Desviador traseiro de tecnologia Shadow fica mais protegido dos impactos e pesa 200g (Caixa curta) ou 210g (Caixa média).

 

O Desviador dianteiro foi redesenhado e pesa apenas 92g (mecânico, “braze-on”) ou 106g (mecânico, de abraçadeira), ou 132g. (Di2).

 

O Pedaleiro com design inspirado no Dura-Ace pesa 690g (53-39T), 681g (52-36T), 674g (50-34T), 668g (46-36T)

A cassete está disponível em 6 versões diferentes: 11-25T, 11-28T, 11-30T, 11-32T, 12-25T e 14-28T e pesa 232g.(versão 11-25T).

 

Os pedais contam agora com uma altura ainda mais reduzida e pesam apenas 248g.

Os travões de disco hidráulicos passam a fazer parte da gama Ultegra.

As pinças de travão mecânicas continuam a estar disponíveis, em versão duplo pivot e direct mount, ambas compatíveis com pneus de 28mm, o que também é novidade. Pesam 182g e 178g (frente e trás) com as versões direct mount a pesarem 174 e 160g.

Como podem comprovar, a estética é irrepreensível e a funcionalidade certamente não fica atrás mas a grandes questões que agora se colocam são duas:

onde comprar? E onde ficam as lojas portuguesas?

 

Mr. B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais