Novidades – Novo Shimano GRX. (com vídeo).

  • 07-05-2019
  •  

    O novo grupo da Shimano apresentado hoje a nível mundial é a primeira série de componentes dedicados ao Gravel / Aventura.

    O Shimano GRX apresenta-se com múltiplas opções incluindo sistema de transmissão simples e duplo, mecânico ou com mudanças electrónicas, 11 e 10 velocidades, sistema integrado para estrada e uma gama alargada de andamentos para se adaptar aos mais diversos estilos de Gravel e de ciclismo de aventura.

    Nós estivemos na apresentação deste grupo, antes de te descrever os detalhes mostramos-te o novo GRX em vídeo.

    O GRX apresenta-se com as séries RX800, RX600 e RX400, transmissões de 1x11vel., 2x11vel. e 2×10 vel. e sistemas de comutação mecânicos ou Di2.

    Esta variedade permite ao ciclista escolher o que mais se adapta a si para tirar o melhor partido da sua experiência nos mais diversos terrenos, e explorar mais além dos seus limites habituais.

    Componentes ao detalhe

    Como descrevemos acima, o GRX inclui três opções de cranques: 1×11, 2×11 ou 2×10 vel., além disso, mudanças da frente e mudanças de trás, sistema de travão de disco com uma manete de travão secundária para topo de guiador,  manetes STI hidráulicas, com opções de comutação mecânicas ou Di2.

    Para simplificar, o Shimano GRX vai utilizar correntes e cassetes de montanha ((Deore XT, SLX ou Deore) e estrada (Ultegra, 105, Tiagra) existentes na gama.

    Além do líder de categoria Shimano GRX série 800, a Shimano terá componentes de 11vel. mais acessíveis, pedaleiro e manípulos da série 600 que podem ser combinados com produtos da série 800, assim como pedaleiros, mudanças e manetes ST de 10vel.

    Significa isto que se pode conseguir efectuar diversos tipos de montagem de bicicleta com diferentes níveis de valores. 

    Pedaleiros GRX:

    Segundo a marca, estão desenvolvidos para lidar com os mais diferentes tipos de terreno e diferentes estilos de ciclismo, toda a gama foi aumentada com + 2,5mm na linha de corrente para garantir um aumento na distância, o que permite a montagem de pneus  mais largos.

    Os pedaleiros simples GRX têm apenas necessidade de trabalhar com sistemas de comutação traseiro ( cassetes RX800/RX600 40D ou cassetes RX800 de 42D.

    Para melhorar a retenção e evitar ressaltos em terrenos mais acidentados as rodas pedaleiras utilizam a tecnologia Shimano’s Dynamic Chain Engagement tooth. 

    Existe ainda o  pedaleiro duplo GRX RX810 com uma diferença de 17D, com uma relação de andamentos 48-31D, que é neste momento o racio de mudança mais largo da marca.

    Junto com os pedaleiros duplos RX600-11/10vel. com opções 46-31D, garantem uma vasta gama de andamentos para lidar com as subidas e descidas mais agrestes.

    Mudança frente GRX (FD):

    Complementado os pedaleiros as mudanças da frente Di2 (FD-RX815) ou mecânicas (FD-RX810/RX400) foram desenvolvidas para funcionar com uma maior linha de corrente 2,5mm para suportar pneus mais largos (medidas até 42mm).

    Isto significa que as mudanças da frente GRX  devem ser combinadas com os pedaleiros duplos com linha corrente +2,5m.

    As mudanças da frente Shimano  DI2 poderão ser perfeitamente ajustadas usando os controles integrados do sistema Di2, enquanto que a mudança mecânica, traz uma construção de fixação de cabo que permite ter mais opções de passagem de cabo e um parafuso de ajuste de tensão de cabo para um ajuste mais fácil e preciso.

    Mudanças Trás GRX (RD):

    No seguimento da tecnologia introduzida em 2018 com a mudança Shimano traseira RX, de acordo com a marca as mudanças GRX Di2 (RDRX815/RX817) ou as mecânicas(RD-RX810/RX812/RX600), foram desenhadas para funcionar com passagens suaves , silenciosas  e confiáveis  nos terrenos mais acidentados, com o sistema estabilizador denominado SHADOW RD+.

    Este sistema permite aumentar a tensão da corrente, evitar ruídos da corrente na escora e ressaltos na cassete, melhorando desta forma a performance de passagem das mudanças.

    O GRX chega ao mercado com 4 opções de mudança traseira dependendo da cassete ou do modo de comutação que se pretenda utilizar. 

    Um ciclista que utilize uma cassete 11-30/34D da gama Ultegra, 105 ou Tiagra  irá precisar de utilizar uma mudança com caixa mais curta, a mudança Di2 RD-RX815 ou a mecânica RD-RX810, enquanto que ciclistas que utilizem cassetes 11-40/42D das gamas Deore XT, SLX ou Deore necessitam de instalar uma mudança de caixa mais longa,  Di2 RD-RX817 ou mecânica RD-RX812, ambas terão um racio de passagem muito semelhante às mudanças de trás para estrada da Shimano.

    Manetes STI GRX:

    As novas manetes têm uma ergonomia desenvolvida especificamente para o gravel (Di2: ST-RX815 ou Mecânica: ST-RX810/RX600/RX400, ST-RX810-LA).

    Têm características muito específicas tais como, um eixo da manete travão que foi reajustado  +18mm para melhorar o apoio natural da mão, alavanca de travão melhorada para melhorar o apoio dos dedos e um repousa-mãos com uma nova textura anti-derrapante que garante uma melhor aderência em terrenos mais acidentados.

    Para se conseguir a integração de espigões telescópicos no estilo Gravel, a Shimano desenvolveu especificamente uma manete mecânica esq. GRX ST-RX810-LA para travão hidráulico que quando utilizada com o sistema de transmissão simples 1×11 dá a possibilidade de controlar o espigão de selim telescópico, com o mesmo formato e ergonomia da manete direita. Útil e consegue-se ter um cockpit com um aspecto ‘arrumado’.

    A Gama SHIMANO GRX inclui, contundo, conjuntos de manetes de travão hidráulico nas séries RX800 e RX600 sem a opção de controlo remoto.

    A manete esquerda Di2 1×11(ST-RX815)  inclui 3 botões de operação ( 2 botões laterais e um no topo do repousa-mãos) para funcionar com equipamentos de terceiros como por exemplo luzes ou outros acessórios computadorizados.

    A adicionar à gama de travões, existe uma manete secundária para travão de disco (BL-RX812-L/R) que se conecta ao circuito principal de travagem na bicicleta na frente ou atrás.

    Esta manete de travão está desenhada para ser instalada no topo da haste de guiador próximo do avanço, o que permite ao ciclista ter uma opção de travagem quando pedala com as mãos colocadas no topo do guiador ou surge mudanças repentinas de situações. (Sistema utilizado por alguns ciclistas World Tour no Paris-Roubaix).

    Sistema de travagem GRX:

    A preocupação primária de um ciclista gravel é garantir que tem potência de travagem para controlar a velocidade em curvas acentuadas e descidas mais íngremes.

    A série topo de gama RX800 vai oferecer uma variante de travão hidráulico ( ST-RX815) que integra tecnologia ‘Servo Wave’ proveniente dos sistemas de montanha da Shimano.

    De acordo com a marca, com esta tecnologia basta um ligeiro toque na alavanca de travão para fazer accionar o travão. Estará disponível no mercado as opções RX810 ou RX600 e RX400 para quem preferir apenas instalar um bom sistema de travão confiável mais acessível em termos de valores sem a opção ‘servo Wave’ 

    Mais detalhes no site da Shimano Portugal.

    Partilhar
    error

    4 comments on “Novidades – Novo Shimano GRX. (com vídeo).”

    1. Benjamim diz:

      A subida do pivot de travagem nas manetes deve trazer melhor facilidade de travagem a partir dos tops, o que também são boas notícias!

      1. Verdade, agora resta ver na prática.

    2. Benjamim diz:

      Muito boas novidades, para quem faça gravel, ou para os fraquinhos a subir em estrada 😉

      A FSA, Praxis, IRC, Sugino e Absolute Black já tinham soluções para andamentos 32×48 e 30×46, a ver se agora este tipo de soluções tem um preço mais acessível, e com meno peso do que os pratos triplos 🙂

      1. A variedade de opções e andamentos parece ser um dos pontos fortes deste novo grupo.
        Ninguém fica a pé. 🙂

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
    Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

    Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais