Novidade 2018 – Cannondale Scalpel SE, confortável e uma flecha a descer

Por | 14-01-2018 | Categorias, Montanha

À semelhança de outras marcas, também a Cannondale lança uma versão 120mm. da sua suspensão total de Cross-Country (XC).

A Scalpel SE, não é nada mais nada menos que uma Scalpel normal com umas pequenas alterações, que a tornam um pouco mais versátil e permitem ao utilizador aventuras nas quais a Scalpel de 100mm. poderia ser “curta”.

Existem mais alguns modelos “SE” na linha 2018 da Cannondale, esta sigla significa que a modelos já existentes foram adicionadas alterações nas especificações da bicicleta ao nível das suspensões, amortecedores, rodas e pneus.

Estranho ver uma Scalpel sem Lefty, mas além da FOX Float 34, Performance Elite Series, também existe uma Scalpel SE com Lefty 120mm.

Antes desta Scalpel SE, na gama Cannondale de 29er’s, a bicicleta que mais se aproximava do conceito “trail” era a bicicleta de XC Scalpel com 100mm. de curso.

Tanto a “Habit” como a “Bad Habit” (bicicletas de Trail com 120 e 130mm. de curso) são “27,5” e “27plus” respectivamente, e a “Trigger” ou a  “Jekyll” são direccionadas para o All Mountain e Enduro.

O curioso é que hoje em dia estas bicicletas com 120mm. de curso não são consideradas bicicletas de Trail mas sim de XC, como podes verificar nos sites das marcas, e na cannondale sucede o mesmo, vais encontrar esta bicicleta na gama de XC e não na gama de Trail.

Podes verificar a gama cannondale aqui no site oficial da marca.

Apesar de baseada no quadro original, a Scalpel SE diferencia-se da sua irmã Scalpel não só pelo maior curso, mas também no ângulo da caixa de direcção com 68,5º em vez dos 69,5º, e no espigão de selim telescópico, alterações que permitem encarar as descidas agressivas de forma mais natural, ou com menos dedo no travão.

No entanto segundo a marca, o facto de manter toda a base da bicicleta “mais agressiva” de XC (zero pivot no triângulo traseiro),  confere à Scalpel SE uma óptima capacidade de rolar, bem como de subir sem grandes perdas de eficiência.

Scalpel SE1 com Lefty 120mm.

Esta bicicleta adequa-se a quem quer ter uma bicicleta para fazer maratonas e trajectos de XC numa posição mais confortável, mas não quer deixar de ir “brincar” com os seus amigos que vão fazer umas descidas com as bicicletas de All Mountain ou Enduro.

Fotos: Bicycling, Mickey Cranks, Epic cycles, Pinterest

Mr. B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais