Montanha – Campeonatos da Europa de Cross-Country Olímpico
Por Luís Beltrão | 29-07-2019 | Montanha, Notícias
Decorreram este fim de semana os Campeonatos da Europa de Cross-Country Olímpico em Brno, República Checa.

É conhecida a paixão que os checos têm pelo ciclismo de montanha, tendo sempre as provas que se realizam naquele país uma grande afluência de público às pistas.
Nestas provas não foi diferente, uma multidão de mais de 10.000 pessoas assistiram às corridas no “Anthropos Bike Arena”.
Prova de elites masculinos
A corrida elite masculina foi dominada pelo holandês Mathieu vander Poel, que apesar de uma queda na primeira volta, rapidamente recuperou a liderança da mesma.

Depois de passar para a frente pela segunda vez, Van der Poel atacou na terceira das 8 voltas e abriu um espaço de mais de 1 minuto para os atletas perseguidores, acabando por cortar a meta em solitário com 43 seg’s. de vantagem sobre o segundo classificado.

Mathieu van der Poel junta ao título de campeão da Europa de Ciclocrosse e medalha de prata nos europeus de bicicleta de estrada, o título de bicicleta de montanha, e continua a “rebentar” com as estatísticas nas várias modalidades.
No segundo posto ficou Florian Vogel, que após uma fase da corrida onde seguiu no grupo perseguidor de van der Poel, também ele impôs um ritmo forte, abrindo um espaço para os restantes.

No terceiro posto do pódio, outro holandês, Milan Vader que na parte final da corrida se conseguiu impor ao francês Thomas Griot, o que lhe valeu o seu primeiro pódio nos europeus.

Pódio elite masculino do Campeonato da Europa de XCO

A selecção holandesa conseguiu contrariar uma tendência na modalidade, que é o habitual domínio da selecção suíça, que apesar de não ter contado com a presença da super estrela Nino Schurter, se apresentava à partida com vários atletas de qualidade.
Entre os portugueses, Mário Costa chegou a rodar perto do top 30. mas na fase final perdeu algumas posições, acabando no 38.º lugar.

David Rosa foi o outro representante da Equipa Portugal, mantendo-se, durante toda a prova, em redor da posição de partida, terminando no 43.º posto.

Destaque ainda para Rafael Rita que nos Sub-23 partiu da posição 55 e foi galgando lugares para terminar a corrida no 26.º posto. Na mesma categoria, João Rocha também se colocou na primeira metade da classificação, terminando no 32.º lugar.
Prova de elites femininos
Na prova feminina, também um domínio e clara vitória da múltipla campeã Jolanda Neff. A atleta suíça actual campeã europeia, controlou a corrida e venceu de forma avassaladora, impondo ritmo forte de início ao fim.

Como é sabido, Jolanda Neff é uma das atletas da taça do mundo mais dotada tecnicamente, ela atacou na primeira volta e cruzou a meta com uma vantagem impressionante de 2m.52s. sobre a segunda classificada.

No segundo posto, ficou a jovem ucraniana Yana Belomoina (Ucrânia), vencedora do europeu em 2017.

A 3m.05s. da vencedora ficou Elisabeth Brandau (Alemanha), que após a luta pelo segundo posto com a ucraniana, acabou por ceder na segunda volta, ficando no terceiro posto do pódio.

Pódio elite feminino do campeonato da Europa de XCO

As portuguesas Raquel Queirós e Marta Branco competiram na categoria de Sub-23, tendo alcançado uns excelentes resultados, tendo em conta que são atletas de primeiro ano nesta categoria.

Requel Queirós terminou a prova como a 19.ª melhor em pista, e Marta Branco foi a 35.ª.
Ana Santos também teve um desempenho de relevo, na corrida de juniores femininas. A representante da Equipa Portugal apresentou uma prestação em crescendo, que a deixou entre as 17 primeiras.
Classificações completas aqui.