Mês de Março traz as primeiras clássicas do ano.

Por | 02-03-2019 | Estrada

Prepara o sofá e as pipocas, o mês de Março está recheado de grandes corridas de ciclismo.

Milan-San Remo é a grande clássica do mês de Março.

As provas mais mediáticas do ciclismo são sem dúvida as 3 grande voltas, mas este mês entramos numa época da qual muitos gostam, a época das corridas clássicas.

A Strade Bianche é a primeira das clássicas. Esta corrida oferece imagens de grande espectáculo.

Corridas de um dia dotadas sempre de grande espectacularidade, sempre com ataques e contra ataques, ali não há poupanças de esforço nem de energia, vai tudo “de faca nos dentes” até ao final.

Mostramos-te as que decorrem este mês e fazemos uma pequena antevisão da época das clássicas.

As clássicas do mês de Março:

Omloop Het Nieuwsblad: 2 de Março. ( é a primeira clássica do ano é já hoje e tem transmissão em directo na Eurosport).

Strade Bianche: 9 de Março.

O ano passado, Wout van Aert ficou em segundo numa das primeiras corridas World Tour. Este ano, já como ciclista da Jumbo Visma e tendo em conta o desempenho do ano passado, parte como um dos favoritos.

O ciclista português Rui Costa já anunciou que vai estar presente nesta corrida mítica em Itália e tendo em conta o seu desempenho no início de temporada, esta corrida pode ter um espectáculo especial para nós portugueses.

Rui Costa irá participar na Strade Bianche e Tirreno Adriatico no mês de Março.

Milán-San Remo: 23 de Março. O primeiro monumento do ano. Vicenzo Nibali foi o vencedor na época passada.

Três Dias de Bruges – De Panne: 27 de Março.

E3 Harelbeke Classic: 29 de Março.

Pontos de interesse nas clássicas de 2019:

Uma das expectativas nas clássicas deste ano é o facto de duas das estrelas do ciclocrosse (Mathieu van der Poel e Wout Van Aert) participarem em algumas destas corridas.

Quem veste agora a camisola de campeão do mundo de Ciclocrosse é Van der Poel (à direita), mas Wout van Aert este ano deu o salto para uma equipa World Tour (Jumbo Visma).

aquiporquê estes dois ciclistas podem animar, e muito, estas corridas.

Greg Van Avermaet é o ciclista de referência da CCC, uma contratação que com o objectivo de vencer clássicas. Este ano Avermaet já deu uma vitória à equipa ( na volta à comunidade valenciana) mas o objectivo são as clássicas, como irá funcionar a equipa?

Greg Van Avermaet é o líder da CCC nas clássicas.

Peter Sagan – o ciclista ex-campeão do mundo é talhado para este tipo de corridas e como outros ciclistas com estas características, persegue a conquista dos 5 monumentos do ciclismo ( Milan-San Remo, Tour de Flanders, Paris- Roubaix, Liége-Bastogne-Liége e Il Lombardia), conseguirá Sagan este ano ampliar o seu palmarés nestas corridas?

Sagan é sempre um dos favoritos nas clássicas.

Philippe Gilbert – aos 36 anos de idade faltam-lhe duas corridas, Milan-San Remo e Paris-Roubaix para completar no seu palmarés os 5 monumentos do ciclismo, pelo que se espera que este seja um dos seus grandes objectivos de 2019, conseguirá Gilbert esse difícil objectivo?

Philippe Gilbert já confessou que os 5 monumentos são um objectivo.

Equipa a bater – Se nas grandes voltas a equipa a bater é a Sky, nas clássicas a equipa a bater é a Deceuninck-Quick Step, equipa belga com tradição e talhada para este tipo de corridas, alinhando sempre com vários ciclistas que podem vencer.

Quick-Step – Na época passada venceram Flanders com Niki Terpstra e Liége-Bastogne-Liége com Bob Jungels, Fleche Wallome com Julian Alaphilippe, entre outras clássicas.

Além destas clássicas tens ainda outras corridas importantes no calendário World Tour:

Paris-Nice: 10 a 17 de Março.

Tirreno-Adriático: 13 a 19 de Março.

Volta à Catalunha: 25 a 31 de Março.

Podes ver todo o calendário World Tour para 2019 aqui.

Por: Luís Beltrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais