FINALMENTE A NOVA Canyon Aeroad

Por | 06-10-2020 | Estrada, Notícias

Colocámos no título ” finalmente a nova Canyon Aeroad ” porque é o que sentimos, ano a pós ano novos modelos de outras marcas e a Canyon só mudava as cores da Aeroad, uma boa bicicleta mas que já era de 2014! Sim leram bem, o quadro da Aeroad era de 2014.

Mathieu van der Poel venceu o BinckBank Tour já com a nova Canyon Aeroad.

A resposta da marca foi simples e temos que lhe dar crédito, diz a Canyon que há coisas que não podem melhorar, que são demasiado boas e que triunfaram desde o primeiro momento.

Mas os tempos avançam, o design evolui e a marca alemã tinha que fazer algo, até tentar melhorar o que já é muito bom.

Reparámos que no Tour de France Alejandro Valverde e Warren Barguil tinham bicicletas diferentes dos seus colegas, pareciam uma Aeroad diferente pois não se viam tubos de travão, mas ficámos na dúvida pois a bicicleta era muito parecida com anterior.

Vídeo de Nelson Oliveira a descrever a bicicleta

Apesar de parecido, este é um modelo totalmente novo, de acordo com a Canyon é o resultado de anos de trabalho por parte dos seus engenheiros, desenhadores e responsáveis de produto, sem esquecer a colaboração com os ciclistas profissionais das equipas patrocinadas.

Alejandro Valverde utilizou a nova Aeroad no Tour de France

A marca diz que deram um passo em frente, mas conservaram as características que demonstraram a sua eficiência ano após ano.

Embora as escoras sejam mais curtas, a traseira da Aeroad é muito parecida com o modelo anterior.

Difícil melhorar o que é bom

Os responsáveis da marca têm a noção de que desde o seu lançamento em julho de 2014, a Aeroad ofereceu uma excelente combinação de aerodinâmica, conforto, rigidez, aliada à leveza num quadro com geometria agressiva. Uma das bicicletas de corrida mais completas que se criaram.

A Canyon diz que esta nova Aeroad é até 7.4 watts mais rápida, até 170 g mais leve, até 14% mais rígida, e tudo isto sem fazer cessões no conforto. Nós dizemos que de tudo isto, a única coisa que o utilizador consegue ver é o peso menor, pois é só colocar na balança e está visto, o resto é o que todas as marcas “vendem” (não estamos a dizer que não seja verdade, simplesmente como utilizadores é difícil tirarmos estas conclusões).

A verdade é que em 2014 eles construíram “um canhão”, e se não o alteraram durante tanto tempo é porque não viram necessidade nisso, outra verdade é que esta bicicleta em traços gerais não foge muito à anterior, não mexeram muito em algo que era bom apenas aperfeiçoaram, o que não nos deixa defraudados como utilizadores.

Quando acabam com um modelo, ou fazem uma profunda reformulação também fica aquela sensação de: “então, mas a anterior bicicleta não foram vocês que construíram?” Neste aspecto parece-nos que a evolução da Aeroad foi lógica, melhoraram só onde foi necessário.

De qualquer forma, para ter os resultados que descrevemos anteriormente a Canyon diz que estes foram conseguidos depois de três anos de desenvolvimento muito intensivo, em que os seus departamentos de desenvolvimento trabalharam numa colaboração muito próxima com sócios externos, como os especialistas em aerodinâmica da Swiss Side.

Canyon – Test R065/ Aeroad, März 2017

No entanto, a marca diz que o seu objetivo nunca foi construir a bicicleta mais rápida do túnel de vento, mas sim uma bicicleta que fosse a melhor no mundo real.

Segundo eles, a prova de que o conseguiram são as opiniões absolutamente positivas de ciclistas profissionais como Mathieu van der Poel, Alejandro Valverde, Warren Barguil e Lisa Klein.

Warren Barguil – Tour de France

Uma das diferenças mais notórias à primeira vista é o facto da Aeroad CF SLX e a Aeroad CFR incluem por primeira vez o cockpit aerodinâmico
CP0018, que permite ajustar a altura em +/- 15 mm sem necessidade de modificar o tubo da forqueta.

Assim os ciclistas podem subir ou baixar o guiador segundo as suas necessidades ao longo damtemporada, dependendo das suas corridas e treinos, se vão sozinhos ou em grupo.

Além disso, o CP0018 permite ajustar em largura +/- 20 mm sobre a medida de série standard. Esta característica exclusiva também facilita a montagem e transporte da Aeroad, já que o guiador pode dobrar-se sem
necessidade de ser desmontado.

Canyon-Test R065-Aeroad Prototype, November 2019

As três versões do modelo 2021 (CF SL, CF SLX e CFR) terão também o novo espigão SP0046, que é ainda mais aerodinâmico e tão confortável como o seu predecessor.

Diferentes tamanhos de roda e de pneu numa bicicleta e estrada

No desenho de vanguarda das novas Aeroad CF SLX e CFR não se veem os cabos, estão totalmente integrados. Nas Aeroad CF SL a Canyon montou o cockpit integrado e tamanhos de roda específicos para cada tamanho do quadro, os seus exclusivos tamanhos 2XS e 3XS têm rodas 650B para que os
ciclistas de menor altura também possam desfrutar da excecional qualidade de condução da Aeroad.

Canyon / Winkanal Test R065/ Aeroad, März 2017, Immenstaad am Bodensee

Nos modelos CF SLX e CFR todos os tamanhos têm rodas 700C, incluíndo a 2XL.

Graças às escoras de 5 mm mais curtas e à combinação de pneu dianteiro de 25 mm e traseiro de 28 mm, a nova Aeroad 6 é ainda mais ágil.

Preços

O modelo mais acessível será a Aeroad CF SL 7 por 3.299 €, a Aeroad CF SLX 8 Di2 custará 4.999 € e a topo de gama Aeroad CFR 9 EPS terá um preço de 8.999 €.

Canyon Aeroad CF SL 7 disc
Canyon Aeroad CF SLX 8 disc
Canyon Aeroad CFR disc Di2

Em termos de geometria, os três modelos são idênticos.
A nova Aeroad estará disponível a partir hoje, terça-feira 6 de Outubro, exclusivamente através do site canyon.com.

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