FC-R9100-P, o primeiro medidor de potência da Shimano

Por | 14-10-2017 | Equipamento, Estrada

Os medidores de potência são umas das tecnologias de maior crescimento no mundo do ciclismo.

Em apenas alguns anos, passaram de um equipamento reservado apenas a profissionais para auxílios de treino de corredores amadores e praticantes de lazer interessados.

Até agora existiam outras marcas que eram compatíveis com os pedaleiros Shimano, mas o Dura Ace FC-R9100-P é o primeiro medidor de potência da marca Japonesa.

Segundo a marca, este passo foi tomado com base nas necessidades das equipas profissionais, que queriam um sistema preciso, consistente, fiável e com medição em ambos os lados.

A Shimano sabia que era uma vantagem construir tudo de raiz com o pedaleiro que já fabricavam. Introduzir o medidor de potência no momento da produção do pedaleiro dá um produto final mais perfeito.

O FC-R9100-P tem conectividade bluetooth / ANT, faz medição em ambos os lados, é recarregável, impermeável e além de esteticamente ficar melhor integrado no grupo Shimano Dura-Ace, acarreta algumas novidades.

Existe uma medida verdadeira “esquerda / direita”, ao contrário de outros aparelhos de medição dupla, no Shimano ambos os lados estão conectados por um fio, e tem uma só bateria lítio-íon da Sony (sem hipótese de substituição) que é recarregada com um adaptador magnético, o que evita a exposição da bateria aos elementos exteriores como a água, poeiras, etc.

Alguns medidores como o “Quarq” disponibilizam dados “esquerdo / direito”, mas não fazem uma medição distinta de ambos os lados, utilizam uma fórmula baseada no sítio onde a força é  exercida no pedal, outros fazem medição verdadeira de ambos os lados, mas têm duas baterias.

A Shimano afirma que o medidor de potência é completamente impermeável e oferece +/- 2% de precisão, o que é bastante bom na categoria.

Esta tecnologia adiciona 70g. ao peso do pedaleiro. Para um pedaleiro de 170 mm com pratos 53/39, o R9100-P pesa 691g.

 

Fonte: www.bikeradar.com e www.duraace.com

 

Mr.B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais