Eurobike 2019 – As marcas e empresas portuguesas presentes.

  • 25-09-2019
  •  

    A Eurobike é a maior feira de bicicletas e ciclismo em todo o mundo, onde toda a industria mundial do sector está presente.

    Além das marcas apresentarem as suas últimas novidades, fabricantes de bicicletas e componentes marcam presença no certame com o objectivo expandir o seu negócio, fazer novos clientes em novos mercados.

    Em resumo, é uma feira com grande presença e protagonismo internacional, na qual a indústria portuguesa ligada ao sector também tem apostado bastante nos últimos anos.

    Muitas empresas Portuguesas marcaram presença na Eurobike através da Abimota (Associação Nacional dos Industriais de Bicicletas, Ciclomotores, Motociclos e Acessórios em Portugal) que tem impulsionado nos últimos anos o “Portugal Bike Value.”

    O Portugal Bike Value é um projecto que visa apresentar o potencial do território nacional para localização de indústrias, pela integração com centros tecnológicos, universidades e autoridades locais, bem como demonstrar a capacidade das empresas que produzem em Portugal de fornecer os mercados externos.

    Pelo terceiro ano consecutivo, o espaço Portugal Bike Value reuniu empresas portuguesas, que este ano foram a Esmaltina; Goldnutrition; Incycles; Interbike; Jasil; Miranda & Irmão; ND Tuned; Polipromotion; Polisport; Prototype; Rodi; Sangal; Tabor e Unibike.

    Mostramos-te um pouco do que fazemos por cá.

    Esmaltina

    A famosa marca portuguesa (provavelmente alguns de vocês tiveram uma Esmaltina) que fabrica bicicletas desde 1970, continua viva e bem viva. De acordo com a marca, a Esmaltina já produziu mais de 3 milhões de bicicletas para os seus Clientes na Europa, África e América do Sul.

    Interbike

    A Interbike é uma fábrica de bicicletas portuguesa localizada em Aveiro, que actualmente fabrica marcas como por exemplo a Coluer.

    Jasil

    A Jasil é uma empresa metalomecânica portuguesa cuja principal actividade é a produção de peças e acessórios para motos e scooters, mas também acessórios de bicicletas.

    A imagem exemplifica todo o tipo de acessórios fabricado pela Jasil.
    Alguns acessórios fabricados na Jasil.

    Miranda

    A Miranda & Irmão, Lda. nasceu em 1940, mas tornou-se empresa registrada em 1950.

    Com uma história ligada principalmente aos componentes de motociclos, em 2000 a Miranda ampliou a produção de componentes de bicicleta, com maior destaque para os cranks e espigões de selim, afirmando-se no mercado de gama média e alta.

    Quando passámos na Miranda era a hora de almoço, como sabem hora sagrada para o português, nós próprios resolvemos ir almoçar a seguir.

    A marca aposta no patrocínio de equipas de Estrada e Bicicleta de Montanha.

    Vasco Bica, equipa de DH Miranda Factory Team.
    Equipa Miranda Mortágua – Volta a Portugal 2019.
    A bicicleta da equipa Miranda Mortágua com o pedaleiro Miranda – Volta ao Algarve 2019.

    ND Tuned

    A ND Tuned é uma empresa especializada em todos os tipos de suspensão e amortecedores.

    A actividade da empresa portuguesa foca-se tanto na assistência técnica como na concepção e produção de produtos com tecnologias exclusivas e patenteadas, para condições extremas em offroad nos segmentos XC, DH, Motocross e Enduro.

    O conhecido sistema OVR, desenvolvido pela marca, tem como características principais não necessitar de óleo, aligeirando o peso final da suspensão.

    No final do artigo encontras um vídeo com a explicação mais pormenorizada do que a ND Tuned. É bom ter empresas portuguesas assim.

    Polipromotion

    A Polipromotion é uma empresa focada na customização de garrafas desportivas e faz parte do Grupo Polisport.

    A empresa foi fundada em 2018 e tem como missão o desenvolvimento, produção e customização de garrafas desportivas com a marca de cliente.

    A marca desenvolve soluções 100% recicláveis.
    Alguns exemplos dos produtos da Polipromotion.

    Polisport

    A Polisport é das marcas portuguesas mais conhecidas de todos nós.

    O Grupo especializa-se nos acessórios para bicicleta e para motos de off-road, estando já estabelecido como líder de mercado e com uma crescente presença internacional.

    As cadeiras de bicicleta são um dos produtos mais conhecidos da marca, onde é uma referência.

    O Grupo Polisport exporta 95% da sua produção, tem actualmente 6 empresas que permitem trabalhar as diversas marcas do seu portefólio e que cobrem, em grande medida, todo o processo produtivo do Grupo.

    Os capacetes da marca portuguesa ganharam maior notoriedade nos últimos anos, onde têm surgido em equipas profissionais de ciclismo ou atletas de referência como Tiago Ferreira.

    As empresas do Grupo Polisport são actualmente: a Polisport Plásticos, a Polinter Plásticos, Polisport Molds, a Polipromotion, a Headgy Helmets, e a Polisport Brasil.

    Ano após ano a Polisport vai alargando o seu lote de produtos.
    a variada gama de guarda lamas são mais um exemplo do amplo portefólio de produtos Polisport.

    Prototype

    A marca de rodas portuguesa foi criada em meados dos anos 90 edesde então vem-se afirmando pouco a pouco no panorama mundial, patrocinando hoje em dia 3 equipas da taça do mundo XCO como a MMR Factory Racing Team, a BH Templo Cafés UCC, ou a Brujula Bike Racing Team.

    Prototype World Cup, a novidade para bicicletas de montanha da marca portuguesa.
    As Prototype World Cup já foram usadas na taça do mundo, mas ainda não estavam disponíveis para venda, é uma novidade 2020.
    Em grande destaque, também as rodas de contra-relógio Prototype Joker.

    Rodi e Blackjack

    A Rodi e a Blackjack são outras das marcas de rodas portuguesas de referência e que também marcaram presença na Eurobike.

    O carbono era a novidade nos produtos Blackjack.

    Sangal

    Apesar de ter sido criada há 62 anos, a Sangal decidiu em 2018 concentrar-se no desenvolvimento, produção e / ou montagem de bicicletas eléctricas para o mercado europeu e latino-americano.

    A fábrica portuguesa está localizada em Aveiro, tem 8.000 metros quadrados disponíveis para a montagem de bicicletas eléctricas, com 2 linhas de montagem. A capacidade máxima total de montagem é de quase 100.000 bicicletas eléctricas por ano.

    Tabor

    A origem da Tabor é curiosa. A empresa foi constituída em 1965, após cinco empresas da região de Águeda, que fabricavam selins e operavam no mesmo mercado, perceberem que muitas vezes concorriam entre si e não tiravam partido dos produtos fabricados.

    Após várias adaptações ao mercado ao longo dos anos, além de se dedicar ao corte de chapa por laser, a Tabor nunca abandonou a produção dos selins em couro de forma artesanal, produto que deu origem à empresa, apesar deste mercado ter passado por um momento de crise.

    Segundo a marca, verifica-se nos dias de hoje que é um nicho de mercado com procura, nomeadamente nos países nórdicos, pelo facto dos selins serem muito confortáveis e também por estarem em voga as bicicletas urbanas ou “city bikes”, normalmente equipadas com um selim mais largo e confortável, onde o peso do produto passa para segundo plano sendo dado previlégio à qualidade, conforto e aspecto mais tradicional. 

    Gold Nutrition

    A conhecida marca de nutrição nasceu há 19 anos atrás, pelas mãos do nutricionista Custódio César.

    Fomos recebidos de forma simpática e acolhedora por Vitor Gamito.

    Além de Portugal, a a Gold Nutrition tem-se afirmado além fronteiras e tem intenção de ampliar o seu negócio para ainda mais mercados, pelo que também marcou presença na Eurobike 2019.

    Por fim, deixamos-te o pequeno vídeo da nossa passagem pelo espaço Portugal Bike Value na Eurobike.

    Actualmente Portugal é o segundo país da Europa que mais bicicletas exporta e é referenciado como país de destino para a instalação de novas empresas neste sector.

    Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais FacebookInstagramYoutube e Twitter.

    Por: Luís Beltrão

    Fotografia: Jorge Branco

    Partilhar
    error

    2 comments on “Eurobike 2019 – As marcas e empresas portuguesas presentes.”

    1. Benjamim diz:

      Excelente trabalho MR. B! Não vi em mais nenhuma comunicação social.

      1. Muito obrigado Benjamim, é bom saber que “desse lado” há pessoas que gostam do que fazemos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
    Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

    Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais