Eurobike 2019 – As bicicletas de montanha em destaque (parte1)

  • 12-09-2019
  •  

    Ano após ano as marcas vão apresentando as suas novidades e colecções mais cedo, ao ponto que, já andamos um pouco perdidos com as colecções.

    Esta tendência leva também a que, por um lado hajam menos lançamentos neste tipo de feiras e por outro, as marcas de venda massiva mais conhecidas nem sequer estejam presentes (provavelmente não precisam).

    A continuar assim, daqui por 3 ou 4 anos estamos a ver as novidades 2023 em Janeiro de 2022. Apesar disto encontrámos umas maravilhas e novidades para te mostrar.

    Tal como outras a BMC não esteve presente na Eurobike, mas conseguimos “caçar” a bicicleta réplica de Jordan Sarrou (atleta francês que compete na equipa de Julien Absalon na taça do mundo).

    BMC Fourstroke de Jordan Sarrou, equipada com Sram Eagle XX1, pneus Michelin Force XC, punhos Lizard Skins, suspensão e amortecedor SR Suntour, guiador FRM, entre outros componentes que ficavam bem na bicicleta de qualquer um de nós.

    KTM

    A KTM foi uma das poucas marcas campeãs de vendas a estar presente, onde se destacavam a Scarp Sonic e a Prowler. No stand também tinham as versões eléctricas, mas entre tanta eléctrica seleccionámos as “normais”.

    KTM Scarp Sonic.

    Não que tenhamos nada contra as eléctricas, mas na Eurobike 2019 foi difícil encontrar bicicletas de montanha normais, ou não eléctricas.

    A KTM Prowler com a recente e mais económica versão do Eagle, o Sram Eagle SX.

    A Scott também não esteve presente na Eurobike, mas no stand da Sram estava bicicleta de Kate Courtney, a atleta Norte-Americana campeã do mundo em 2018.

    Scott Contessa Spark RC – utilizada na taça do mundo em Vallnord, Andorra.
    Só foram disponibilizados para venda 100 destes quadros edição limitada “Silver” Scott Spark. Pontos de destaque: Guiador Syncros Fraser iC SL, rodas DT Swiss XMC 1200 Spline 30mm, SRAM XX1 Eagle AXS, amortecedor RockShox Nude RLC, 100mm, entre outros componentes que ficariam muito bem na bicicleta de qualquer um de nós.

    Simplon

    À semelhança dos seus modelos de estrada, a marca austríaca Simplon tem bicicletas de montanha de design simples e com óptima qualidade de acabamento.

    Simplon Cirex 120

    A sua bicicleta cross-country de suspensão total, a Cirex 120, só existe com 120mm. de curso de suspensão, significará isto que a marca assume aquilo que pode vir a ser o futuro do XC?

    Simplon Razorblade 29 SL

    FRM

    A FRM, marca de componentes italiana tinha só uma bicicleta no seu stand (o restante eram componentes).

    FRM Anakin.

    Na bicicleta destacavam-se as novas rodas “Wings 30”, pelo facto de terem raios têxteis, sim leram bem, raios têxteis, um género de corda ou fio têxtil na verdade.

    A marca denomina essa tecnologia de “Dyneema” e de acordo com a marca são caracterizados por ter um menor alongamento elástico, que determina uma melhor transmissão de força e maior rigidez da roda. 

    Não testámos, só tocámos nos raios e a verdade é que pareciam surpreendentemente rígidos, se o comportamento é o anunciado, só testando.

    Merida

    Na Merida tivemos oportunidade de ver ao vivo a nova E-one sixty, recente lançamento da marca alemã para o Enduro.

    Nesta nova bicicleta eléctrica da Merida destacam-se claramente as entradas de ar no quadro, que têm com o objectivo de arrefecer a bateria no interior.

    E a sua “irmã” não eléctrica One-Sixty 7000. Qual delas gostarias de ter?

    Merida one-sixty 2020

    Niner

    As Niner RIP (140mm.) e RKT (90mm.) fizeram as delícias dos fãs da marca americana.

    Niner RIP
    Niner RKT 9 RDO
    O conhecido pormenor no quadro da marca americana “pedal dammit”

    Eleven

    Destacamos ainda a presença da marca portuguesa Eleven, da qual publicaremos mais fotografias e pormenores num artigo sobre as marcas e empresas portuguesas que estiveram presentes na Eurobike 2019, a publicar brevemente.

    Aqui podes ver a nova bicicleta de suspensão total da marca portuguesa, que ainda nem está no site da marca.

    O melhor ficou guardado para o fim, não percas a parte 2 deste artigo com marcas como a Bianchi, Bulls, Kona, Rotwild e mais algumas, a publicar brevemente.

    Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais FacebookInstagramYoutube e Twitter.

    Por: Luís Beltrão

    Fotografia: Jorge Branco

    Partilhar
    error

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
    Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

    Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais