Enduro World Series – Sam Hill Campeão

Por | 02-10-2017 | Montanha, Notícias

Samuel Hill, lembram-se dele?

O Australiano Sam Hill voltou a ser campeão do mundo, já que a Enduro World Series é onde estão os melhores atletas do mundo desta vertente da bicicleta de montanha.

Fazemos aqui uma pequena retrospectiva da sua carreira, visto que não era campeão do mundo desde 2010, e actualmente tem 32 anos.

Depois do ponto alto da sua carreira como piloto de Down Hill (DH) na primeira década de 2000, em que foi 2 vezes campeão do mundo júnior e 3 vezes elite, bem como mais uma série de grandes resultados na taça do mundo (que ganhou duas vezes, 2007 e 2009) o piloto Australiano tornou-se num ícone da modalidade tendo proporcionado corridas que ficaram para a história, como esta, em que após pulverizar o tempo de “um tal” Steve Peat, cai, e ainda faz terceiro no campeonato do mundo de 2008.

Só ao alcance de….extra-terrestres 😀

No entantanto, como se costuma dizer, o dificil não é chegar ao topo mas sim manter-se no topo, e no final de 2012 por falta de resultados, ou por decisão própria, para espanto de alguns Sam Hill saiu da equipa “Monster Energy Specialized” e assinou por uma marca mais pequena, a “Chain Reaction Cycles/Nukeproof”.

Sam Hill embarcou num projecto onde estavam a desenvolver bicicletas completamente novas, pois embora a Nukeproof exista desde 1990, depois do “boom” do BTT dos anos 90 nos E.U.A. a marca passou por sérias dificuldades, tendo sido relançada em 2007 pelo ex-piloto irlandês  de DH Michael Cowan, com componentes de bicicleta.

Mais tarde, em 2010, após 3 anos de desenvolvimento voltaram a lançar um quadro de bicicleta (a Scalp), e após colaborarem com a equipa “Chain Reaction Cycles – Intense” com componentes, hoje em dia têm também as suas bicicletas na equipa.

Durante dois anos Sam Hill ainda continuou a competir em DH, mas em 2015 a marca apostou na modalidade emergente do Enduro, tendo o piloto visto aí um novo desafio e enveredado por essa vertente.

2 anos depois e com 32 anos de idade, Sam Hill voltou a espantar o mundo, quando este ano decidiu interromper os seus treinos da “Enduro World Series” para participar no campeonato do mundo de DH…

…para competir com os melhores do mundo, que só fazem DH durante todo ano….

… mas com a sua bicicleta de … Enduro, a NukeProof Mega!

Resultado: um espantoso 6to lugar! Só 5 pilotos de DH, conseguiram fazer melhor tempo que Sam Hill em Cairns, na Austrália.

Como dissemos antes, só ao alcance de “extra-terrestres”.

Podem ver a sua descida ao minuto 6 da transmissão da Red Bull TV, AQUI

Para terminar o ano e como descrevemos no início deste artigo, sagrou-se campeão da Enduro World Series, uma espécie de Taça do Mundo de Enduro constituída por 8 provas ao longo do ano, sendo que uma delas é disputada na ilha da Madeira.

Deixamos algumas imagens da prova da Madeira deste ano.

Caso tenhas gostado da máquina de Sam Hill, o distribuidor em Portugal é a BikeSmile em Fafe mas atenção, não vem equipada com o “kit de unhas” do piloto Australiano. 😀 😛

 

Mr.B.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais