A Enduro World Series

Por | 06-10-2017 | Montanha

Em 2012 foi criada a “Enduro Mountain Biking Association”

Foi criada com o objectivo de desenvolver esta vertente da bicicleta de montanha, e foi esta associação, que trabalhando em conjunto com a taça do mundo de Down Hill, criou a “Enduro World Series” (EWS).

A  EWS é um conjunto de 8 provas de Enduro espalhadas pelo mundo, no formato de taça do mundo, onde se vão amealhando pontos e no final vence o piloto que tiver mais pontos no conjunto de todas as provas, decidindo assim quem é o campeão do mundo de Enduro.

Antes de mais, fica com o vídeo promocional do calendário do próximo ano 😉

Como é uma prova da Enduro World Series?

Uma prova de Enduro é constituída por um mínimo de 4 sectores “especiais” cronometrados (em algumas provas pode ter mais), onde cada atleta compete individualmente, e onde a partida é individual em todos os sectores (como no Down Hill).

Os atletas fazem a ligação entre os sectores a pedalar, mas sem cronómetro.

O percurso tem que ser feito num mínimo de 20 minutos para o atleta mais rápido da classificação geral (o total de todos os sectores).

Em provas de dois dias, o tempo mínimo é de 40 minutos para completar todos os sectores, para o atleta mais rápido da classificação geral.

Cada corrida de 1 dia não pode exceder os 2000 mts., e corridas de 2 dias não podem exceder os 3200 mts. (1600 por dia).

No final de todos os sectores, vence quem fizer o seu conjunto no menor tempo.

É uma vertente competitiva da bicicleta de montanha que está a crescer, cada vez tem mais seguidores e praticantes.

Em Portugal

Em Portugal a Taça de Enduro é organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, é constituída por 5 provas e decorreu este ano entre Abril e Setembro.

O vencedor em Elites foi Emanuel Pombo, do Ciclo Madeira Clube Desportivo, seguido por José Borges do Enduro BTT Braga (falhou duas corridas).

Ambos os pilotos também participam em corridas da EWS, tendo José Borges feito um espetacular TOP10 na primeira e na última corrida!

Fica com um vídeo da equipa “BH Miranda” de José Borges.

Podes encontrar mais informação do calendário de provas, rankings, etc. no site da Federação Portuguesa de Ciclismo.

 

Mr.B.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais