Enduro oficialmente reconhecido pela UCI em 2019.

Por | 18-02-2019 | Montanha, Notícias

O Enduro, enquanto competição tem sido organizado pelo “EWS” (Enduro World Series),mas não era até agora oficialmente reconhecido como disciplina pelo organismo máximo do ciclismo.

Em 2019, segundo o seu comunicado a UCI decide alargar o seu calendário no que respeita a ciclismo de montanha, integrando neste o “EWS”.

Tal como explicámos aqui no final de 2017, o “EWS” tem sido organização autónoma criada por um conjunto ciclistas (em 2013) com o objectivo de criar uma competição mundial para esta vertente do ciclismo de montanha.

A ilha da Madeira recebe uma das provas da EWS.

Desde então o sucesso foi crescente, houve uma profissionalização dos pilotos de Enduro e a vertente “explodiu” mundialmente, com muita da responsabilidade a recair sobre um dos criadores da EWS, Chris Ball.

Chris Ball foi um dos criadores da “EWS”, e impulsionadores do Enduro a nível mundial.

A partir de agora, a UCI oficializa neste comunicado, a integração do Enduro no calendário de provas UCI, pelo que este ano haverá pela primeira vez uma Taça do Mundo de Enduro e uma camisola especial da UCI, ganha no “Troféu das Nações”, um evento que será equivalente ao campeonato do mundo.

O Troféu das Nações será realizado segundo os mesmos princípios, mas a competição decorrerá num formato de equipas de três elementos que devem andar juntos. O resultado de cada equipa será calculado combinando os tempos de todos os três pilotos.

Os vencedores de cada categoria – Homens Elite, Mulheres Elite, Homens Sub-21 e Mulheres Sub-21 serão premiados com uma camisa especial da UCI.

Este será o calendário da Enduro World Series para 2019:

24 de Março: Rotorua, Nova Zelândia

31 de Março: Derby, Tasmânia

11-12 de Maio: Madeira, Portugal

29 de Junho: Canazei, Itália

5-6 de Julho: Les Orres, França

11 de Agosto: Whistler, Canadá

24-25 de Agosto: Northstar, USA

21 de Setembro: Zermatt, Suíça

“Trophy of Nations” (Campeonato do Mundo).

29 de Setembro: Finale Ligure, Itália

Por: Luís Beltrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais