Diogo Narciso sobe ao pódio em Espanha

Por | 28-09-2020 | Estrada, Notícias

Diogo Narciso (Sicasal – Miticar – Torres Vedras) conquistou o 1º lugar da classificação dos “sprints especiais” na Volta à província de Alicante, competição realizada nesta região espanhola entre sexta-feira e domingo.

O mais jovem ciclista da equipa Sicasal – Miticar – Torres Vedras, à imagem do que já havia sucedido no Troféu Joaquim Agostinho, foi o primeiro grande protagonista da prova ao vencer a primeira meta intermédia do dia.

Repetiu depois o feito ao quilometro 105 na sequência do envolvimento numa fuga que viajou na dianteira durante os três últimos terços da etapa. Nos últimos 4 km e com os 6 pontos alcançados que lhe garantiam o objetivo de subir ao pódio para vestir a camisola azul, Narciso abrandou o ritmo, cruzando a meta na 26ª posição de uma 1ª etapa que deixou marca na maioria dos atletas. 

Dos 134 atletas que alinharam à partida da competição, apenas 66 concluíram o desafio. Sensível ao esforço logístico e financeiro das equipas, a organização deliberou que todos podiam voltar a competir no dia seguinte, embora não contabilizassem para a classificação geral.

Para o final da tarde de sábado estava definida uma crono-escalada no município de Busot correspondente à segunda etapa. Diogo Narciso voltou a cotar-se como melhor elemento da equipa de Torres Vedras ao ser o 7º mais rápido, percorrendo os 2,3 km da subida em 3 minutos e 31 segundos.

Diogo Narciso concluiu o evento no topo da classificação dos sprints especiais e na 24ª posição da geral.

Para subir ao pódio final da competição e envergar “camisola azul”, símbolo de vencedor da classificação dos “sprints especiais”, Narciso precisava apenas de controlar os adversários nas duas metas intermédias da 3ª etapa.

Alcançar o objetivo foi tudo menos fácil

Com a vitória na primeira meta de um atleta neutro para a classificação, a camisola estava garantida, mas para isso Diogo tinha de chegar à meta instalada em San Vicent del Raspeig.

A cerca de 50 km do objetivo, o atleta gondomarense sofre uma aparatosa queda na descida que sucede à contagem de montanha de 1ª categoria em Xorret del Catí e só depois de muito esforço e com a preciosa ajuda do Tiago Leal, conseguiu recolar ao pelotão. Cerca de 30 km depois, é uma questão mecânica que força nova paragem e o obriga à troca de bicicleta. Depois de muito sofrimento, volta a colar-se ao grupo e termina a etapa na 18ª posição. 

Diogo Narciso concluiu o evento no topo da classificação dos sprints especiais e na 24ª posição da geral.

Fonte: Comunicado de imprensa da equipa

Fotografia: Organização Vuelta Ciclista a Alicante

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais