Cirtérium du Dauphiné e Tour de Suisse – o “Aquecimento” para o Tour de França

Por | 11-06-2018 | Estrada, Notícias

No passado fim de semana, terminou o “Critérium du Dauphiné” e começou o “Tour de Suisse”.

Estas duas provas têm grande destaque e prestígio no calendário do World Tour, mas é inevitável a sua associação ao Tour de França.

Tendo em conta o perfil de uma semana e a altura em que se disputam, servem muitas vezes de teste e preparação para a mais prestigiada prova de 3 semanas do World Tour.

O Critérium du Dauphiné

Pódio final do Critérium 2018. 1-Geraint Thomas, 2-Adam Yates, 3-Romain Bardet. Fotografia: Sirotti.

Nesta prova de 1 semana realizada em território francês e por locais por onde normalmente passa o Tour, já deu para ver que há um homem a bater, como sempre, da Sky.

A equipa inglesa pode não ter Chris Froome na sua força máxima, tendo em conta que este já realizou o desgastante Giro de Itália, mas Geraint Thomas mostrou-se à altura de assumir a responsabilidade caso seja necessário.

Fotografia: Philippe Lopez, Getty Images.

O britânico conseguiu a maior vitória da sua carreira desportiva ao vencer o “Critérium du Dauphiné”, mostrando-se muito forte na montanha, no contra-relógio (apesar do azar e queda neste), e com uma super equipa em seu redor.

Entrevista de Geraint Thomas após a ultima etapa do Critérium Dauphiné.

Outros nomes como Romain Bardet e Adam Yates também estiveram em bom plano.

O Francês Romain Bardet não necessita de apresentações, já com dois pódios no Tour (2016 e 2017), mostrou que mais um ano terá que se contar com ele para a discussão da geral.

Fotografia: Sirotti

O britânico Adam Yates, à imagem do que o seu irmão Simon fez no Giro de Itália, mostrou-se muito forte na montanha e com mudanças de ritmo difíceis de acompanhar (vencendo uma etapa), no entanto e ao contrário de Romain Bardet, ainda lhe falta a afirmação numa prova de 3 semanas.

Fotografia: TDWS Sports

Daniel Martin começou finalmente (e na altura certa) a mostrar alguns resultados na UAE Team Emirates, tendo vencido uma etapa e tendo feito 4.º na classificação geral final. Aos seus 31 anos, a forma como se mostrou no Critérium, mostra que se pode contar com ele para o espectáculo do Tour.

Fotografia: Bettini Photo

O dia em que Daniel Martin venceu, foi uma das etapas mais espectaculares deste Critérium Dauphiné, onde Geraint Thomas conseguiu a camisola amarela até ao final.

Classificação completa do Critérium du Dauphiné.

 

Volta à Suíça

Começou também este fim-de-semana esta prova de uma semana, onde alinham outros dos importantes ciclistas que irão estar presentes no Tour 2018.

É uma prova para se continuar a acompanhar (hoje 3ra. etapa), mas para já, houve duelo de registo entre os sprinters, onde Sagan conseguiu bater Gaviria, mostrando que continua a ser forte candidato à camisola verde dos pontos no Tour, e porquê é o ciclista mais vitorioso nas várias edições da prova (tendo vencido 16 etapas).

No contra-relógio por equipas a BMC já mostrou estar afinada, tendo vencido aquela que foi a primeira etapa desta prova. Apesar de ter ficado Stefan Küng com a camisola de líder, a expectativa é ver como se apresenta Richie Porte nesta prova.

Fotografia: Tim De Waele, Getty Images.

Aquele que parecia ser o principal opositor de Chris Froome no tour 2017 mas que teve que abandonar após queda, escolheu o “Tour de Suisse” para afinar a sua preparação para o “Tour de France” 2018.

Richie Porte. Fotografia: Tim De Waele, Getty Images.

Outro dos nomes sonantes presentes na volta à Suíça é Nairo Quintana, que também estará presente no Tour de França.

Na mesma equipa, alinha Mikel Landa, actualmente o ciclista com mais pontos no ranking, dos que alinham na partida para esta prova. Na estrada quem irá ser o líder da Movistar?

Volta a Suíça completa hoje a sua terceira etapa, só terminando no final da semana. Para acompanhar na CMTV.

Classificação completa da volta à Suíça aqui.

 

Luís Beltrão

Mr.B.

 

 

 

 

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais