Ciclocrosse – Thibau Nys vence Mathieu van der Poel

Por | 29-06-2020 | Café e bolos, CicloCrosse, Notícias

Há cerca de uma semana atrás foi organizada uma competição diferente para promover o regresso do Ciclocrosse, claro está, na Bélgica mais propriamente no centro de ciclismo Sven Nys (ex-Campeão do Mundo e ícone da modalidade), situado em Baal.

Ex Campeão do Mundo de ciclocrosse Sven Nys tem um centro e academia onde decorreu a competição.

A competição foi um género de “triatlo de ciclocross” com direito a transmissão pelo canal belga Sporza, e teve o nome de “Slag om Balenberg”.

O evento

Sem público, a corrida contou com dois contra-relógios (um de apenas 400 mts. , outro que se assemelhou a uma volta de uma corrida de ciclocross), e um sector de areia para ver até onde os ciclistas conseguiriam chegar numa subida de areia.

A corrida contou com várias estrelas do ciclocrosse, incluindo Mathieu van der Poel, Laurens Sweeck (campeão belga), Annemarie Worst (Vice-campeã do Mundo), Toon Aerts (vencedor da Taça do Mundo), Eli Iserbyt, Shirin van Anrooij e ainda, a estrela que basicamente cresceu no local da corrida, Thibau Nys (Campeão do Mundo júnior, filho de Sven Nys).

Na corrida feminina

A holandesa Campeã do Mundo júnior Shirin Van Anrooji venceu a competição de areia, enquanto que a sua compatriota Annemarie Worst venceu os contra-relógios obtendo a vitória geral, batendo Van Anrooji por 4 pontos, 23 a 19.

Annemarie Worst

Na corrida masculina

Thibau Nys venceu Sweck e Van der Poel na competição de areia e no contra-relógio, vencendo também Mathieu Van der Poel no contra-relógio mais onde foi mais rápido dois segundos que o Campeão do Mundo Elite. Thibau Nys venceu Van der Poel no por 6 pontos no total, 24 a 18.

Uma corrida esporádica e de promoção da modalidade pode não ser um indicador rigoroso, ainda assim relembramos que Thibau Nys tem 17 anos.

Thibau Nys, no sector de subida de areia.

No final, MVDP adiantou que não tocava na sua bicicleta de ciclocrosse desde o Campeonato do Mundo e também que lhe saltou o pé do pedal no contra-relógio, o que lhe custou um pouco de tempo.

Mathieu van der Poel

Relativamente ao vencedor da competição, o campeão do mundo júnior de 2020, ficou sem palavras depois da sua vitória contra as principais estrelas deste desporto. Disse que não acreditava e que embora estivesse a correr quase dentro de sua casa, não tinha preparado a competição e era necessário força e técnica.

O canal belga Sporza fez um vídeo de comparação lado a lado dos dois campeões do mundo na prova de contra-relógio no circuito.

Falta o ambiente habitual dos circuitos de ciclocrosse na Bélgica, repletos de público, tendas com cerveja e comida, mas dá para matar as saudades ao ver estes dois campeões em acção.

Bélgica, sem dúvida um país à parte no que toca ao ciclismo, um evento com atenção mediática que deixou os fãs cheios de vontade de voltar a ver Ciclocrosse, sensivelmente a dois ou três meses do início da época.

No MarretaMan.pt, desde o nosso início em 2017 que somos das poucas publicações em Portugal a escrever sobre ciclocrosse, desde a Taça e Campeonato do Mundo, passando pelos troféus superprestige e DVV, Taça de Portugal e Campeonato Nacional, esta vertente do ciclismo sempre foi uma paixão e aposta nossa.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais