Ciclocrosse – 7.ª prova Taça do Mundo, Zolder

Por | 27-12-2019 | CicloCrosse

No ciclocrosse também há “boxing day”, o mês de Dezembro é tradicionalmente um mês atarefado para os atletas de ciclocrosse, pois a modalidade não faz pausa nesta época festiva e ontem decorreu a 7.ª prova da taça do mundo em Zolder, Bélgica.

Publicidade

Depois da épica batalha entre Mathieu van der Poel (MVDP) e Toon Aerts em Namur poderia prever-se novo espectáculo, não fosse Toon Aerts fazer esta corrida com duas costelas partidas, sequelas dessa mesma corrida em Namur.

Não havendo Toon Aerts a 100%, MVDP foi menos importunado, manteve-se num grupo de ciclistas até meio da corrida, depois imprimiu aquele ritmo impossível de acompanhar pelos restantes e geriu a vantagem até ao final da corrida, conseguindo assim a sua 4.ª vitória consecutiva este ano na Taça do Mundo.

Mathieu van der Poel

Ainda assim, de acordo com as declarações de MVDP, não foi fácil a vitória.

“É especialmente difícil aqui quando há um grupo perseguidor no qual há cooperação. Vais perdendo nas secções longas e rectas, onde eles podem manter a distância, e nas secções técnicas estás completamente morto”,

disse Van der Poel no final.

Questionado sobre o retorno de Wout van Aert, no Azencross de Loenhout na sexta-feira (hoje), MVDP disse que é bom e muito positivo para o desporto, e que espera vê-lo no TOP 5 hoje.

Motivação ou pressão? Perguntamos nós.

O novo líder da desta competição, Toon Aerts, temia que as duas costelas fracturadas no último domingo em Namur o impedissem de defender a camisola, e mais razões teve para temer ao ter uma queda logo no início desta corrida.

Toon Aerts

Mesmo nestas condições o campeão belga conseguiu um excelente 14.º lugar, logo atrás de Eli Iserbyt que é o seu perseguidor mais directo na classificação geral.

Laurens Sweeck, também a atravessar um bom momento de forma ficou em segundo, e Quinten Hermans fez o seu primeiro pódio da temporada na Taça do Mundo.

Laurens Sweeck tentou fazer perseguição a MVDP.

Michael Vanthourenhout, não fez pódio mas o seu 4.º posto e a sua regularidade na temporada fizeram com que passe de terceiro para segundo lugar na classificação da Taça do Mundo, a 45 pontos do líder Toon Aerts.

Michael Vanthourenhout

TOP 10 corrida masculina

ResultadoNomePaísTempo
1VAN DER POELHOL1:02:22
2SWEECKBEL1:02:28
3HERMANSBEL1:02:28
4VANTHOURENHOUTBEL1:02:31
5VERMEERSCHBEL1:02:42
6VAN KESSEL HOL 1:02:43
7MERLIERBEL1:02:43
8NIEUWENHUIS HOL 1:02:43
9VAN DER HAAR HOL 1:02:59
10AERTSBEL1:03:21

Corrida feminina

Na corrida feminina havia havia hipótese de troca de líder na classificaão geral, pois apesar de Katherina Nash ainda liderar, Ceylin del Carmen Alvarado (Corendon-Circus) tinha-se aproximado cada vez mais nas últimas cinco corridas.

A jovem Ceylin del Carmen Alvarado saltou para a liderança da Taça do Mundo.

A pódio corrida terminou igual ao da última corrida em Namur, Lucinda Brand confirma o seu momento de forma e voltou a vencer, Ceylin Alvarado fez segundo, o que lhe valeu o salto para a liderança na geral da competição e Anne Marie Worst também continua regular terminando mais uma vez no pódio.

Lucinda Brand foi mais forte nos últimos metros e voltou a vencer.

De realce o regresso da lenda do ciclismo mundial feminino, Marianne Vos, que já fez este ano algumas corridas de ciclocrosse, tendo terminado esta no quarto posto, a só 1s. do pódio. Muito provavelmente vamos ter uma Marianne Vos a lutar pela vitória nos campeonatos do mundo, mas as adversárias estão fortes.

Marianne Vos

TOP 10 corrida feminina

ResultadoNomePaísTempo
1BRANDHOL0:47:49
2ALVARADO HOL 0:47:50
3WORST HOL 0:48:02
4VOS HOL 0:48:03
5VAN DER HEIJDEN HOL 0:48:15
6CANTBEL0:48:18
7LECHNERITA0:48:23
8VAN ANROOIJ HOL 0:48:41
9KASTELIJN HOL 0:49:01
10VERDONSCHOTBEL0:49:04

Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais FacebookInstagramYoutube e Twitter

Por: Luís Beltrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais