Ciclocrosse – 6.ª prova da Taça do Mundo, Namur

Por | 22-12-2019 | CicloCrosse

Não Existem adjectivos suficientes para descrever a 6.ª prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse, em Namur (Bégica), foi épica, foi dura, foi uma das melhores corridas de sempre.

Mathieu van der Poel

Todos sabemos que condições de barro proporcionam um bom cenário para uma prova de ciclocrosse, mas em Namur o frio e a chuva não deram tréguas e tornaram a corrida especialmente dura, com alguns atletas a desistirem por hipotermia.

Publicidade

Corrida Masculina

Não tendo ainda muitas vitórias esta temporada, a verdade é que Toon Aerts tem sido o atleta mais regular, e o verdadeiro Aerts está a aparecer na fase decisiva da época, ele foi o primeiro a bater Mathieu van der Poel (MVDP) na última prova do troféu Superprestige e hoje a corrida foi novamente disputada por ambos.

Toon Aerts e Matieu van der Poel, a batalha repete-se.

Desde a 2.ª volta foram MVDP e Toon Aerts que assumiram a corrida, travando uma batalha épica até à última volta.

Quando um cometia um pequeno erro, o outro ganhava vantagem, trocando estes papeis por várias vezes ao longo da corrida, até que na última volta, numa das zonas mais técnicas e perigosas do circuito Toon Aerts sofreu grande queda, não conseguindo mais recuperar o tempo perdido para MVDP.

Mathieu van der Poel não tem o objectivo da classificação geral da Taça do Mundo por ter falhado as primeiras provas, mas ainda assim ele festejou esta vitória numa corrida de Taça do Mundo mais efusivamente do que, por exemplo, a vitória deste ano quando se sagrou Campeão da Europa.

A dureza foi tal, que Mathieu van der Poel festejou a vitória como se de um Campeonato do Mundo se tratasse.

Em terceiro ficou Corne Van Kessel, que por sua vez veio travando uma batalha pelo pódio com o jovem Tom Pidcock, tendo também este holandês beneficiado de uma queda do britânico na última volta, o que o levou a perder tempo para Kessel e posteriormente a terceira posição.

Korne van Kessel nunca desistiu e viu o esforço recompensado na última volta.

Repara bem na fotografia do pódio, o frio e as condições da corrida que haviam terminado há minutos não nem deixam exteriorizar a alegria do resultado. Quando nos perguntarem qual o desporto mais duro do mundo, mostraremos esta fotografia, conhecem algum desporto onde 3 atletas terminem no pódio com esta cara? Heis a dureza do ciclismo.

Namur terá provavelmente o pódio mais triste do ano, pela dureza da corrida.

Apontamento de realce, o líder da classificação geral da Taça do Mundo (até hoje) Eli Iserbyt desistiu por aparentemente entrar em hipotermia, o jovem belga ainda parou para vestir mais roupa mas só fez mais uma volta, tendo acabado por desistir. Foi levado em braços, vê o estado do atleta.

Toon Aerts caiu e não conseguiu discutir a corrida até aos últimos metros, ficando em segundo, mas ainda assim viu o esforço recompensado com a liderança da Taça do Mundo de ciclocrosse.

Toon Aerts é o novo líder da taça do mundo

Resumo vídeo da prova masculina

TOP 10 masculino em Namur

ResultadoNomePaísTempo
1VAN DER POELHOL1:05:59
2Toon AERTSBEL1:06:54
3VAN KESSELHOL 1:07:13
4PIDCOCKING1:07:30
5MERLIERBEL1:07:40
6VAN DER HAARHOL 1:07:47
7VANTHOURENHOUTBEL1:07:55
8MEISENALE1:08:01
9SWEECKBEL1:08:22
10T. AERTSBEL1:09:10

Prova Feminina

Condições muito parecidas na prova feminina, onde a holandesa Lucinda Brand “bateu o pé” às duas atletas que têm dominado as últimas corridas, relegando para segundo lugar Carmen Alvarado e para terceiro Anne Marie Worst.

Lucinda Brand está “on fire” para a segunda parte da época.

O pódio feminino

Em Namur, 1.º Licinda Brand; 2.º Carmen Alvarado; 3.º Anne Marie Worst

Resumo vídeo da prova feminina

TOP 10 prova feminina

ResultadoNomePaísTempo
1BRANDHOL0:45:05
2ALVARADOHOL 0:45:21
3WORSTHOL 0:46:26
4RICHARDSING0:46:39
5NASHCZE0:46:50
6HONSINGEREUA0:46:53
7COMPTONEUA 0:47:51
8FAHRINGEREUA 0:47:54
9VOSHOL 0:48:05
10ROCHETTECAN0:48:12

Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais FacebookInstagramYoutube e Twitter

Por: Luís Beltrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais