Ciclocrosse – 4.ª prova da Taça do Mundo – Tabor

  • 17-11-2019
  •  

    Na presente temporada de Ciclocrosse, houve um antes e haverá um depois do regresso de Mathieu van der Poel a esta competição.

    Na quarta ronda da Taça do Mundo de ciclocrosse, que se realizou no mítico circuito de Tabor, na Rep. Checa, havia dois pontos relacionados com o campeão do mundo que poderiam afectar o seu resultado final.

    O primeiro com o facto de ter falecido o seu avô, Raymond Poulidor esta semana, o segundo com o facto de Mathieu van der Poel ter que partir na terceira box ou grelha de partida, pelo facto de na presente temporada não ter pontos na Taça do Mundo (não participou nas 3 primeiras provas).

    O avô de Mathieu van der Poel faleceu esta semana, mas o atleta holandês correu para lhe dedicar a vitória.

    Nesta competição, os atletas alinham na partida tendo em conta a sua pontuação na classificação geral da competição, sendo os primeiros 24 lugares na partida reservados aos 24 melhores da classificação.

    Eli Iserbyt (líder da competição), tinha aqui uma oportunidade para vencer pela primeira vez Mathieu van der Poel.

    Iserbyt e Van der Haar nas barreiras em Tabor.

    Todo este cenário conferiu uma especial emoção e o resultado foi mesmo uma corrida animada e emocionante.

    Mathieu van der Poel é humano, com três voltas de corrida, ainda não estava na frente, e parecia que a equipa Pauwels Sauzen – Bingoal iria conseguir vencer Van der Poel.

    Michael Vanthourenhout liderava, trazendo com ele Iserbyt e Van der Haar, (Telenet Baloise Lions), Van der Poel ainda estava a 17 segundos e recuperava posições, assumindo esse desgaste sozinho.

    A estratégia estava montada e quando o holandês alcançou a frente da corrida, Vanthourenhout atacou novamente para não deixar van der Poel recuperar, mas o holandês aguentou.

    Ao início da penúltima volta, e depois de Iserbyt ter tentado também fugir (sem sucesso), Mathieu van der Poel colocou-se na liderança da corrida para evitar surpresas, acabando por terminar a corrida ao sprint com Iserbyt, que não obstante ter uma equipa a trabalhar com ele, não conseguiu evitar a vitória do holandês no final.

    Mathieu van der Poel dedicou a vitória ao seu falecido avô, partilhando nas redes sociais a frase “gostava de fazer um bunny up alto o suficiente para te ver aí em cima, espero que tenhas gostado, esta foi para ti…”

    Eli Iserbyt continua com a camisola de líder da classificação geral da Taça do Mundo de ciclocrosse.

    TOP 10 elites masculinos em Tabor

    PosiçãoNomeTempo
    1M. VAN DER POEL1:01:56
    2ISERBYT1:01:56
    3VAN DER HAAR1:02:08
    4VANTHOURENHOUT1:02:38
    5AERTS1:02:56
    6VAN KESSEL1:03:06
    7HERMANS1:03:10
    8MERLIER1:03:13
    9SWEECK1:03:18
    10ADAMS1:03:28

    Corrida feminina

    Na corrida feminina Ceylin Alvarado continua a confirmar o seu momento de forma. Nas primeiras voltas imprimiu um ritmo forte abrindo um espaço considerável para as suas adversárias.

    Ceylin Alvarado

    Foi a sua compatriota da equipa “triple seven” Annemarie Worst quem teve que se colocar ao trabalho para lhe dar caça, objectivo que acabaria por conseguir quando faltava cerca de uma volta para o final.

    Annemarie Worst

    Acabou por vencer Worst, seguida de Alvarado e a nova campeã da Europa Yara Kastelijn.

    TOP 10 elites femininos

    PosiçãoNomeTempo
    1Annemarie Worst44:45
    2Ceylin Alvarado44:55
    3Yara Kastelijn45:05
    4Lucinda Brand45:08
    5Alice Maria Arzuffi46:05
    6Sanne Cant46:13
    7Anna Kay46:14
    8Kaitie Keough46:26
    9Puck Piterse46:44
    10Shirin van Androoij46:46

    Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais FacebookInstagramYoutube e Twitter

    Por: Luís Beltrão

    Partilhar
    error

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
    Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

    Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais