Campeonatos Nacionais de Estrada

Por | 24-06-2018 | Estrada, Notícias

Belmonte foi o local onde este ano seriam conhecidos os novos Campeões Nacionais de estrada.

Provas de contra-relógio

Esta sexta-feira, na prova de contra-relógio não houve surpresa e aqueles que eram apontados como favoritos foram os que no final vestiram a camisola de Campeão Nacional 2018.

Na prova de elites masculinos Domingos Gonçalves (Rádio Popular Boavista)  impôs-se aos ciclistas da Katusha, o seu irmão José Gonçalves e Tiago Machado que foram segundo e terceiro.

Domingos Gonçalves

 

Pódio da prova de contra-relógio categoria de elites masculinos.

Na prova de elite feminina, Daniela Reis em Belmonte voou e sagrou-se Campeã Nacional pela quarta vez, terminando a prova em 38m.43s., deixando a segunda classificada a mais de 1 minuto.

Pódio elite feminina, 1-Daniela Reis, 2-Maria Martins, 3- Soraia Silva

Em sub-23 masculinos, Ivo Oliveira e João Almeida (Hagens Berman Axeon) mostraram estar um nível acima da concorrência, sendo que Ivo Oliveira sagrou-se Campeão Nacional

Pódio sub-23 masculino: 1-Ivo Oliveira, 2-João Almeida, 3-Tiago Antunes

O seu colega de equipa João Almeida ficou em segundo a 28s., ciclista este que também fez segundo no Giro de Itália 2018 em sub-23.

Fica com o resumo em vídeo feito pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Classificações completas do contra-relógio aqui.

Prova de fundo feminina

Daniela Reis(Doltcini-Van Eyck Sport) foi a mais forte nesta prova em Belmonte e fez a “dobradinha”, juntando este título ao de que Campeã Nacional de contra-relógio.

Pódio: 1-Daniela, 2-Maria Martins, 3-Celina Carpinteiro

A corredora torriense atacou na primeira das cinco voltas e apenas Maria Martins (Sopela Women’s Team) conseguiu responder.

Daniela Reis acabou por deixar Maria Martins irremediavelmente para trás na entrada para a derradeira volta, fechando os 107 quilómetros isolada.

Podes ver as classificações completas desta prova aqui.

Prova de fundo sub-23 masculino

Rui Oliveira (Hagens Berman Axeon) foi quem conquistou o campeonato nacional de fundo em sub-23, fechando em solitário os 160,4 quilómetros de prova, disputados sob calor intenso.

O resumo da prova feito pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Campeonato Nacional de Estrada 2018 – Prova de Fundo Sub-23

Resumo da prova de fundo para sub-23 do Campeonato Nacional de Estrada, disputado em Belmonte.

Publicado por UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo em Sábado, 23 de Junho de 2018

Classificações completas desta prova aqui.

Prova de fundo elites masculinos

Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista) venceu esta prova e é o novo Campeão Nacional, juntando este título ao de Campeão de contra-relógio conseguido na passada sexta-feira.

Domingos Gonçalves

Hoje o ciclista barcelense venceu com um ataque pleno de força, deixando para trás Joni Brandão (Sporting/Tavira) a 29s. e Henrique Casimiro (Efapel) a 34 s.

À semelhança do que que aconteceu na prova de sub-23, os corredores mais fortes movimentaram-se de início. Ao quilómetro 13 estava na dianteira um grupo de 17 ciclistas, entre os quais a maior parte dos favoritos. A sina da corrida ficou ali traçada, pois a luta pelo título resumiu-se àqueles homens.

Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), Joaquim Silva (Caja Rural-Seguros RGA), Tiago Machado (Team Katusha Alpecin), Luís Fernandes e Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli), Henrique Casimiro e Bruno Silva (Efapel), Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass), António Barbio (Miranda-Mortágua), Luís Gomes e Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), Joni Brandão e Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), João Matias (Vito-Feirense-BlackJack), António Carvalho, José Neves e César Fonte (W52-FC Porto) foram os ciclistas que se destacaram para enfrentar o calor e os quilómetros.

Aqui tens o resumo da prova em vídeo da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Campeonato Nacional de Estrada 2018 – Prova de Fundo Elite Masculina

Resumo da vitória de Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista) na prova de fundo do Campeonato Nacional de Estrada.

Publicado por UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo em Domingo, 24 de Junho de 2018

Pódio: 1-Domingos Gonçalves, 2-Joni Brandão, 3-Henrique Casimiro

“O segredo da vitória foi conseguir poupar-me, graças à ajuda do Luís Gomes, que estava no grupo da frente, sempre a apoiar-me. À medida que o grupo foi diminuindo, percebi que podia ganhar, porque fiz um super-contrarrelógio na sexta-feira, o que é um excelente indicador. À entrada para a última volta, estiquei para me aproximar dos ciclistas que iam fugidos. Com ajuda do Tiago Machado e do Henrique Casimiro consegui fazer a junção. Depois arranquei para tentar ganhar. Ser duplo campeão enche-me de orgulho”, confessa o campeão nacional de fundo e de contra-relógio Domingos Goçalves.

Classificações completas aqui.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

Vídeo: Federação Portuguesa de Ciclismo

 

Luís Beltrão

Mr.B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais