Campeonato Nacional de XCE

Por | 31-08-2020 | Montanha


Disputou-se este fim de semana o Campeonato Nacional de XCE (Cross Country Eliminator). Antes de mais uma breve explicação do que é o XCE, visto ter sido a primeira vez que se disputou em Portugal.

O que é o XCE?

Disciplina ainda com pouca tradição em Portugal. É uma competição em bicicleta todo-o-terreno (BTT) dividida entre a fase de qualificação e as eliminatórias.

Na qualificação, em sistema de contrarrelógio individual, apuraram-se os oito mais rápidos em cada categoria etária e género. Os oito melhores da qualificação foram distribuídos por duas séries de quatro corredores. Em cada uma destas sérias apuraram-se dois ciclistas para uma final a quatro que determinou as quatro primeiras posições.

Os primeiros Campeões Nacionais da modalidade em Portugal

Roberto Ferreira e Raquel Queirós, ambos do Guilhabreu BTT, são os campeões nacionais de XCE (Cross Country Eliminator – Eliminação BTT) na categoria de elite, depois de se imporem, na pista permanente de Tamengos, em Anadia.

Na categoria de Elites masculinos, Roberto Ferreira e Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) a destacarem-se da concorrência e a discutiram as posições cimeiras, com vantagem para o primeiro. Bruno Silva (Clube BTT de Matosinhos) conseguiu a terceira posição.

Nas Elites femininas, onde se destacaram as corredoras de nova geração, Raquel Queirós conquistou o título de elite feminina, diante de Ana Santos (Patocycles/Eyres by Shamir), ciclista ainda em idade júnior. Joana Monteiro (Axpo/FirstBikeTeam/Vila do Conde) completou as vagas no pódio.

Em Juniores masculinos, Digo Neves (BTT Loulé/Elevis) sagrou-se campeão nacional. Suplantou a concorrência na final, depois de no contrarrelógio de apuramento ter sido batido por Tomás Frazão (Róódinhas/Santos Silva), que teve de contentar-se com o segundo lugar final. Vasco Cunha (BTT Matosinhos) fechou o pódio.

Nas Juniores femininas Rafaela Ramalho (Irmãos Moreiras/ACDRREBORBTT) foi exemplar, impondo-se na qualificação, antes de conquistar a vitória na final. Margarida Cortes (BTT Loulé/Elevis) foi a segunda classificada e Sofia Gomes (BTT Seia) a terceira.


Os campeões nacionais de cadetes são Daniel Lima (BTT Loulé/Elevis) e Mariana Líbano (Maiatos).

Nas categorias de veteranos impuseram-se o master 30 Diogo Afonso (Núcleo do Sporting de Vila Real de Santo António), o master 40 Miguel Ribeiro (Póvoa de Varzim/CDC Navais), o master 50 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova) e a master feminina Raquel Marques (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Fonte e texto: Federação Portuguesa de Ciclismo

Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais