Adeus Tour de França – Porquê o ciclismo é belo? Por tudo isto!

  • 29-07-2019
  •  

    Esta edição do Tour de França foi seguramente por várias razões a melhor dos últimos anos, pelo equilíbrio que houve entre todos os ciclistas nas várias classificações, pelas imagens e pelos momentos.

    Egan Bernal venceu pela primeira vez o Tour de França, sendo um dos mais jovens de sempre a fazê-lo, assim como o primeiro colombiano da história.

    Além da classificação geral, Egan Bernal também venceu a classificação da juventude.

    Peter Sagan entrou para a história ao ser o primeiro ciclista a conseguir 7 camisolas verdes (vencedor da classificação por pontos).

    Peter Sagan colocou o recorde de camisolas verdes nas 7, e pode aumentar.

    Romain Bardet foi o vencedor da classificação da montanha pela primeira vez na sua carreira.

    Romain Bardet venceu a classificação da montanha.

    No pódio, Geraint Thomas ficou em segundo e Steven Kruijswijk terceiro.

    Terminou assim mais um Tour, e este vai seguramente deixar saudades por tudo o que nos ofereceu.

    TOP 10 final da classificação geral.

    1Egan Bernal (Col) Team Ineos82:57:00 
    2Geraint Thomas (GBr) Team Ineos0:01:11 
    3Steven Kruijswijk (Ned) Team Jumbo-Visma0:01:31 
    4Emanuel Buchmann (Ger) Bora-Hansgrohe0:01:56 
    5Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep0:04:05 
    6Mikel Landa (Spa) Movistar Team0:04:23 
    7Rigoberto Uran (Col) EF Education First0:05:15 
    8Nairo Quintana (Col) Movistar Team0:05:30 
    9Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team0:06:12 
    10Warren Barguil (Fra) Arkéa Samsic0:07:32 
    bikefitting
    Publicidade

    Recolhemos curiosidades e momentos interessantes na história desta edição do Tour de França.

    Comecemos por falar do longo caminho (ou nem tanto) de Egan Bernal, vencedor do Tour de França 2019 aos 22 anos.

    Bernal ingressou no ciclismo de estrada profissional na equipa da Androni
    Androni Giocattoli – Sidermec em 2016, onde permaneceu até 2017.

    Os resultados que obteve pela equipa da Androni colocaram-no no “radar” da então equipa da Sky, que o contratou em 2018.

    A vida de ciclista não é fácil em nenhuma parte do mundo, e na Colômbia, apesar de ser um país com uma paixão enorme pelo ciclismo, as dificuldades de muitos jovens por falta de meios e por estarem longe da Europa é ainda maior.

    Egan Bernal começou no ciclismo de montanha e desde logo se destacou nessa modalidade, mas debateu-se com dificuldades para poder competir fora do país.

    Egan Bernal

    Vejam então esta publicação de Egan Bernal em 2014 (há somente 5 anos), na qual explicava que era atleta de BTT, estava em 12.º no ranking UCI e precisava de ajuda para viajar à Noruega a fim de disputar o campeonato do mundo de Cross-Country. Pedia ajuda aos colombianos para a viagem.

    Que salto deu a vida do jovem colombiano em 5 anos.
    Egan Bernal pediu ajuda, foi aos campeonatos do mundo de XCO e finalizou 2.º, atrás de “um tal” de Simon Adreassen, ainda hoje atleta na taça do mundo de XCO.

    Há 5 anos atrás, por alguma razão tentava vender a sua bicicleta nova. Aparentemente não conseguiu pois vimos fotografias de Egan Bernal a competir com esta bicicleta depois. Hoje em dia, seria fácil vender a sua bicicleta, não necessitaria colocar “Buen precio”.

    Por todo este historial de superação e sucesso é que muitos acreditam que este jovem venha a marcar a história do ciclismo mundial. Já começou, agora o passar do tempo nos dirá como será a essa história.

    Esta é a fotografia de uma criança colombiana a assistir à vitória da etapa que deu a liderança no Tour a Egan Bernal. Quem sabe, um próximo vencedor do Tour de França.

    Passemos para pequenos momentos que marcaram o Tour de França 2019.

    Para quem acha que ver ciclismo é “uma seca”, os adeptos do Tour asseguram que não. Era este o ambiente antes dos ciclistas passarem no “Col du Galibier”

    Julian Alaphilippe, o ciclista em maior destaque nesta edição do Tour, a pilotar uma “Moto GP”.

    Julian Alaphilippe, que foi sem margem de dúvida o ciclista de maior destaque no Tour, a par de Egan Bernal, por razões diferentes.

    O ciclista francês foi considerado o ciclista mais combativo do Tour, andou quase toda a prova de camisola amarela no corpo e fez muita gente sonhar com a sua vitória, que não viria a acontecer no final

    Alaphilippe, sai feliz e concretizado deste Tour de França e a sua equipa Deceuninck Quick-Step explica neste vídeo porquê. Vale a pena ver.

    Em resumo, Alaphlippe em 2016 sonhava um dia vencer uma etapa no Tour, e trocava uma eventual vitória da classificação da juventude por vestir um só dia a camisola amarela.

    Venceu duas etapas e andou 14 dias de camisola amarela.

    A imagem mais dolorosa do Tour, o momento em que Thibaut Pinot começa a chorar literalmente por ter que abandonar a corrida quando ainda estava na discussão pela vitória.

    Peter Sagan não poderia deixar de estar nesta colecção de momentos, não pelos cavalinhos que faz nas etapas, porque a isso já nos habituou há muito tempo, mas por esta atitude fantástica de assinar um autógrafo a um adepto em plena subida ao Tourmalet.

    Muitos pensamos que os ciclistas líderes das classificações tem uma vida igual à dos outros durante a prova, mas não, têm uma série de tarefas e compromissos. Algo tão simples como ter que tirar medidas para os equipamentos de líder de cada classificação.

    Para nós, o momento que mais nos marcou foi mesmo este. Luís Beltrão, o membro da nossa equipa que faz todo o conteúdo deste site, teve a oportunidade de ir comentar a etapa 18 em directo com a equipa da Eurosport, deixamos o vídeo para quem ainda não teve a oportunidade de ver.

    Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais FacebookInstagramYoutube e Twitter.

    Por: Luís Beltrão

    Partilhar
    error

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
    Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

    Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais