Actualização Coronavírus no ciclismo – próximas corridas

Por | 04-03-2020 | Estrada, Notícias

À medida que os dias vão avançando, assim como o aumento de casos de coronavírus em Itália, também o cenário sobre a realização de eventos desportivos se vai alterando, pelo que tem que haver uma constante actualização do assunto do coronavírus no ciclismo.

Conforme avançámos no início desta semana aqui, os organizadores de corridas como a Strade Bianche (RCS Sport) mantém a realização da corrida de pé (pelo menos até ao momento em que escrevemos), não obstante algumas medidas do governo italiano em relação a outros eventos desportivos como o futebol.

A RCS Sport mantém a intenção de realizar a prova mas depara-se agora com um problema diferente, são as equipas que estão a decidir não participar na corrida.

Para já, as últimas confirmações são da Ineos e da Astana que decidiram não participar na corrida, duas das maiores equipas World Tour.

A Ineos comunicou através das redes sociais que, pelo sucedido com o director desportivo Nicolas Portal (faleceu na terça-feira, vítima de ataque cardíaco), e pelo quadro actual da situação do Coronavírus só regressa à competição na Volta à Catalunha dia 23 de deste mês.

A decisão da Astana tem a ver simplesmente com a situação actual do Coronavírus no ciclismo, mas já antes destas a Mitchelton-Scott havia retirado as suas equipas masculinas e femininas de todas as corridas até 22 de Março devido às preocupações com a expansão do Covid-19.

Publicidade – click aqui para saber mais

Jumbo-Visma e Groupama-FDJ desistiram da Strade Bianche e GP Larciano este fim de semana emItália, a EF-Education First não estrá presente na Strade Bianche, Tirreno-Adriatico e Milan-San Remo.

Em relação a outras equipas como a CCC, Sunweb, Israel Start-Up Nation, Cofidis, Lotto Soudal, Movistar, Alpecin-Fenix, Rally Cycling e Total Direct Énergie, através dos seus médicos escreveram à UCI para que os organizadores das corridas ASO e RCS cancelem o Paris-Nice e Tirreno-Adriatico.

O governo italiano anunciou que todos os eventos desportivos e públicos foram suspensos até o dia 3 de Abril. Os jogos de futebol acontecem a portas fechadas.

A UCI

A posição da UCI (conforme podes ver aqui) para já é de que nenhuma corrida é cancelada, impondo algumas medidas para reduzir o risco de infecção entre ciclistas, equipas e público.

As medidas impostas incluem:

  • Aumento da distância entre público e ciclistas nos eventos;
  • Respeitar o “protocolo médico rigoroso, variável de acordo com o país;”
  • Limitar o número de equipas que ficam nos hoteis;
  • Respeitar certas medidas de higiene, “por exemplo, evitar o uso da mesma caneta pelos ciclistas que fazem registo no início da corrida”.

Aguarda-se até amanhã que a RCS Sport tome uma posição no que respeita a realização da Strade Bianche deste fim de semana, é que sem equipas não há corrida, e já não têm muitas.

Em actualização:

Actualização de 05/03/2020:

O organizador da Strade Bianche acaba de confirmar o cancelamento da corrida que ira ocorrer este próximo fim de semana, informando que nova data será depois comunicada.

Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Twitter , Instagram e Facebook.

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais