A Factor ONE de Davide Cimolai – Israel Start-Up Nation

Por | 24-03-2020 | Estrada, Fotografia

As bicicletas da equipa Israel Start-Up Nation (ISN) vistas ao vivo são sem dúvida das mais distintas do pelotão World Tour 2020. Tivemos a Factor One de Davide Cimolai nas mãos e mostramos-te em pormenor.

Davide Cimolai – ciclista italiano da Israel Start-Up Nation.

De realçar que a Factor é uma empresa de engenharia que começou em 2007 como parte da BF1systems e esteve envolvida com marcas como a Lamborghini, Ferrari, Aston Martin, equipas de F1, Moto GP e WRC.

Factor One de David Cimolai.

A marca esteve entretanto ligada à construção de bicicletas para outras marcas mas recentemente decidiram fabricar as suas próprias bicicletas visto terem o “know how” no que respeita ao fabrico de carbono de alta qualidade. Tudo isto podia ser só marketing, mas a verdade é que basta olhar para a bicicleta e notam-se os detalhes no design.

A Factor One, modelo aero da marca inglesa, é a escolha do sprinter Davide Cimolai para a época 2020. Existem duas características que saltam à vista na Factor One, a primeira é a testa do quadro, distinta pela forma como a forqueta se encaixa ao estilo de bicicleta de contra-relógio.

E em segundo, o tubo diagonal, com uma abertura no meio, que segundo a marca melhora a aerodinâmica e rigidez do quadro.

Apesar da pintura preta, repara como o tubo diagonal é aberto no meio para melhorar a aerodinâmica.

Assim como grande parte das equipas World Tour, a Israel Start-Up Nation tem o apoio da Shimano. Para a transmissão e travagem das suas bicicletas, utilizam o grupo Shimano Dura-Ace Di2.

As rodas são fornecidas pela Black Inc, neste caso as Black Inc Thirty, as mais ligeiras da colecção da marca.

Transmissão Shimano Dura-Ace, potenciómetro “4iiii” e roldanas ceramicspeed.

Assim como em outras equipas World Tour, a ISN utiliza no desviador traseiro o braço e roldanas Ceramicspeed , uma tecnologia que minimiza a fricção da corrente pelo diâmetro sobredimensionado das roldanas e o próprio atrito nas roldanas através do uso de rolamentos cerâmicos. Tudo conta no escalão mais alto do ciclismo mundial.

O cockpit da Factor One de Cimolai vai de encontro à tendência dos modelos mais recentes, com os cabos totalmente integrados, dando uma aspecto final muito limpo, aerodinâmico e um design apurado.

O suporte de GPS é também fornecido pela Black Inc e as fitas de guiador são da marca Factor. A secção frontal da bicicleta é poderosa, destacando-se a forqueta e testa numa peça só.

Davide Cimolai opta pelos travões de disco, que apesar de serem Shimano Dura-Ace, usam rotores de outro fabricante. Os rotores SwissTop são de resto utilizados por toda a equipa.

Em resumo esta Factor One é uma obra de engenharia de sonho, e apesar da equipa Israel Start-Up Nation ser uma equipa recém chegada ao escalão World Tour, para além da equipa propriamente dita, nota-se ao nível dos apoios que não vieram para brincar.

Na curta época de 2020, a equipa já leva 3 vitórias, sendo uma delas a clássica belga “Le Samyn” que venceram com o ciclista francês Hugo Hofstetter aos comandos precisamente de uma Factor One como a de Cimolai.

Texto: Luís Beltrão

Fotografia: Jorge Branco

Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para colocar um comentário, deve ler e concordar com as normas RGPD abaixo:
Este formulário regista o seu nome, email e comentário para que possamos gerir os comentários colocados no nosso site. Para mais informação sobre como, porquê e onde armazenamos os seus dados por favor consulte a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais